terça-feira, 25 de abril de 2017

Exposição "Tirée par... A Rainha Dona Amélia e a Fotografia"


Está patente no Centro Português de Fotografia (Porto, Portugal) até ao próximo dia 21 de Maio, a exposição “Tirée par… A Rainha D. Amélia e a Fotografia”, com entrada livre.

A exposição comissariada pelo fotógrafo Luís Pavão tem como base as coleções de fotografia do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança e algumas imagens do Palácio Nacional da Ajuda (PNA), abarcando um período que vai desde o final do século XIX (infância e juventude de D. Amélia de Orleães, em Inglaterra e depois em França), até à implantação da República. Neste conjunto de imagens com mais de 100 anos, encontramos visitas de Estado, retratos de família e de grupo, para atém de detalhes de passeios, caçadas e viagens. Encontra-se patente igualmente o regicídio de D. Carlos nos retratos de luto da D. Amélia recentemente viúva.

Os 45 álbuns de fotografia reunidos pela Rainha D. Amélia e pelo Rei D. Carlos compilam trabalhos de diversos profissionais portugueses e estrangeiros, assim como fotografias tiradas pela família real portuguesa.

Segundo Luís Pavão, "O interesse da rainha D. Amélia pela fotografia é confirmado por inúmeras evidências: nas fotografias que produziu e que mais tarde completou com títulos e datas. Nas imagens que a apresentam apontando a sua câmara, ou outras em que aparece de câmara na mão ou pousada no chão junto de si; ou ainda as imagens em que aparece observando e comentando pilhas de fotografias, ou mesmo carregando a câmara com um novo rolo; ou ainda pelos álbuns de fotografia que deixou, anotados e organizados".

José Alberto Ribeiro, director do PNA realça que "Todas as autorias acompanham os títulos e as datas que a rainha D. Amélia registou nas páginas dos álbuns. Este registo constante dos autores revela a consciência da importância do autor na fotografia, tão inerente à imagem como a própria realidade registada" e explica que o nome da exposição surge porque, em muitas fotografias, se encontram as inscrições "Tirée par Carlos", "Tirée par le Prince", "Tirée par le Marquis de Fronteira", "Tirée par Santos".















O edifício onde se encontra instalado o Centro Português de Fotografia (CPF), também conhecido como “Cadeia da Relação”, localiza-se no Largo Amor de Perdição (Porto). Pode saber mais sobre o CPF, acesse: www.cpf.pt.

SERVIÇO

Exposição "Tirée par... A Rainha Dona Amélia e a Fotografia"
Data: até 21 de maio de 2017
Horário: de terça a sexta, de 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados de 15h às 19h
Local: Centro Português de Fotografia - Porto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2017 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil