sábado, 15 de abril de 2017

Os autorretratos de Vivian Maier

abril 15, 2017 | por Resumo Fotográfico

A fotógrafa Vivian Maier é uma daquelas personalidades intrigantes, cujo trabalho foi ignorado em vida. Por muito tempo ela trabalhou como babá, embora andasse sempre acompanhada de sua câmera Rolleiflex. Durante seus passeios, Vivian registrava a vida em Chicago e aproveitava para tirar autorretratos usando reflexos de vitrines, espelhos e até mesmo sua sombra.

O trabalho da artista só passou a ser conhecido em 2009, ano de sua morte, quando o agente imobiliário John Maloof encontrou os filmes de suas fotografias ainda não reveladas em um antiquário de Chicago. Ele buscava fotografias para ilustrar um livro sobre a história da cidade – e os registros de Vivian eram perfeitos para esta proposta.

Suas fotografias logo foram exibidas mundialmente e conquistaram o público com seu talento quase inocente. Em 2013, a trajetória da fotógrafa se transformou em um documentário sobre sua vida, que ganhou o nome de "Finding Vivian Maier" – conhecido no Brasil como "A Fotografia Oculta de Vivian Maier".