quarta-feira, 5 de abril de 2017

Por que a nitidez é superestimada

abril 05, 2017 | por Ligia

O fotógrafo Eric Kim publicou em seu blog um artigo onde descreve uma série de de argumentos que contrapõem a obsessão que alguns fotógrafos possuem em sempre buscar por imagens mais nítidas


"Nitidez é um conceito burguês" – Henri Cartier-Bresson

1. Lentes embaçadas têm mais alma

Lembro-me quando comecei com a fotografia digital, quanto mais nítida a foto, melhor.

Na realidade uma foto mais nítida não é necessariamente uma foto melhor. Frequentemente uma fotografia mais suave tem uma estética mais agradável, leve, terna e emotiva.



Por exemplo, gosto muito do trabalho de Junku Nishimura, que fotografa com uma câmera analógica 35 mm com uma lente 50 mm antiga F/2.8. As fotos são suaves e provocam um sentimento mais espectral e nostálgico. Suas fotos não teriam a mesma linguagem se ele utilizasse uma câmera digital de ponta com lentes super nítidas.

Além disso, a aparência mais suave do filme parece esteticamente mais agradável que as fotografias digitais excessivamente nítidas. Por isso tenho notado vários fotógrafos digitais retornando ao filme.

Normalmente as fotos digitais são a impressão de serem muito perfeitas. Muito nítidas. Clínicas, quase como se fossem cirúrgicas.

Por outro lado, a fotografia analógica dá a impressão de imperfeição – que por sua vez produz um sentimento de nostalgia e remete a algo lúdico.

Prefiro a nostalgia das fotos de filem que minha mãe tirava de mim quando criança a qualquer foto super nítida que tiro atualmente com meu smartphone.

2. A arte não se importa com a nitidez


Muitos de nós iniciamos na fotografia como nerds dos equipamentos ou geeks. Eu mesmo sempre fui obcecado por tecnologia. A fotografia foi um casamento perfeito entre este interesse por tecnologia e pela arte.

Então é claro que somos fascinados com a tecnologia por trás dos equipamentos fotográficos.

Em primeiro lugar, penso que o primeiro mal entendido da internet são os “testes de nitidez”. O grande problema é que a maioria de nós fotógrafos nerds viemos de alguma área científica, da engenharia ou da área de informática. Nós pensamos que é possível quantifica a qualidade de quanto uma foto é boa através de especificações técnicas como a nitidez ou a resolução das imagens.

3. A pintura é nítida?

A boa arte frequentemente não é nítida.

Vamos considerar os impressionistas. Eles não se preocupavam em fazer imagens perfeitas da realidade. No lugar disso, eles usavam pinceladas lúdicas e imperfeitas para evocar um estado de espírito, um sentimento.

Eles entendiam que a importância de uma imagem não estava em ela refletir ou não a realidade. A coisa mais relevante era se ela representava um estado de espírito ou uma visão de mundo.

4. Fotos embaçadas muitas vezes tem mais sentimento


Além disso, fotos fora de foco ou embaçadas, muitas vezes passam mais emoção e estado de espírito. Percebemos mais movimento em uma fotografia embaçada que em uma imagem perfeitamente nítida.

Muitas vezes o fora de foco é bom. Depende apenas da emoção que você quer provocar com a imagem.

5. Ninguém consegue de fato dizer a diferença na nitidez de sua lente em uma tela

Tenho fotografado com várias câmeras ao longo dos anos. Canon Powershot SD 600, Canon Rebel XT (350D), Canon 5D (original), Leica M9, Ricoh GR II, film Leica, etc. Também fotografei com a lente caríssima Leica Summicron f/2 ASPH (US$ 3.000) e com a Ricoh GR II (equivalente a 28 mm) com lente integrada.

Não consigo dizer a diferença entre qualquer uma de minhas fotos se tiradas com qual câmera e com que lente.

Só mesmo um nerd olharia para todas as suas fotos com 100% de resolução e com o pixel peep. Ou pior ainda, você conseguiria imaginar alguém indo à exposição de um fotógrafo e comentando quão nítidas ou não suas fotos são?

6. Você está fotografando um muro de tijolos?

Por favor, evite estes sites onde as pessoas fazem testes de nitidez em muros de tijolos. Você tem planos de fotografar muros pelo resto da sua vida ou prefere fotografar a essência dos seus temas?

7. Seu público irá ver suas fotos em smartphones?

Se você for fazer grandes impressões das suas fotos, tê-las super nítidas pode ser melhor.

Mas na realidade se você está apenas enviando suas fotos para as mídias sociais ou para o Instagram, 99% das pessoas irão vê-las em um smartphone com uma tela de 5 polegadas. Não será sequer possível dizer o quão nítida está a foto.

8. Invista em livros, não em equipamento

Ao invés de gastar fortunas em lentes, use seu dinheiro em livros com fotos inspiradoras, viajando, participando de workshops ou em algo educacional.

No lugar de gastar US$500 naquela nova lente, invista este dinheiro para uma viagem internacional. Ou compre ainda mais fotolivros.

Ao meu ver, educação e livros são sempre o melhor custo benefício. As experiências que você terá e os aprendizados estarão para sempre com você.

Uma lente é apenas uma lente e não irá melhorar sua fotografia.

Então na dúvida, compre livros, não equipamento.

9. Compre uma câmera com lente não intercambiável



Sou um grande fã de câmeras com lentes não intercambiáveis (como as Ricoh GR II, a Fujifilm X100T, ou a Fujifilm x70). Estas lentes não intercambiáveis são, de modo geral, compactas, finas, leves e muito nítidas. E, além disso, você não ficará estressado sobre qual lente utilizar ou não. Você terá apenas uma lente e estará preso a ela. Esta é uma restrição criativa que o obrigará a explorar ao máximo a criatividade.

10. Use qualquer câmera que você tenha

Para concluir, apenas use a câmera que você tem. Se sua câmera tem uma lente muito embaçada ou não nítida, use isto como uma vantagem.

Em geral eu acho que as fotos monocromáticas tendem a ser mais esteticamente agradáveis que as coloridas quando desfocadas. Mas há fotógrafos como Tod Hido que fazem fotos coloridas desfocadas muito bonitas.

Evite os sites de reviews de equipamentos, testes de nitidez e todos estes lugares nerds. Fique satisfeito com o equipamento que você já possui e lembre-se do real significado da fotografia: dar significado à vida, não apenas tirar fotos.

Fonte: Eric Kim Photography