sábado, 1 de abril de 2017

Projeto Raros Vintages & Inéditos inaugura 2 mostras

abril 01, 2017 | por Resumo Fotográfico

Imagem da série "Colodiofone", de Tiana Chinelli

O projeto Raros, Vintages & Inéditos inaugura neste sábado (1), em São Paulo, sua segunda ação com as exposições "É Tudo História e "Movimento Contínuo". "É Tudo História", em que a seleção das obras enfatiza as técnicas de construção da imagem, exibe 48 fotografias de autoria de 20 profissionais. Com a curadoria de Guilherme Maranhão, a ênfase aos trabalhos não é necessariamente ao tema exibido, mas sim, a maneira como foi elaborada a imagem, ou seja, os procedimentos executados para se chegar àquele resultado. Em "Movimento Contínuo", o curador Fausto Chermont selecionou 18 trabalhos de diferentes suportes e técnicas de autoria de 11 artistas em que o conceito principal está baseado na influência do concretismo brasileiro também na fotografia e no design.

É Tudo História

Diferente do que é comumente retratado em exposições fotográficas, a pesquisa norteia e conecta os artistas convidados. Pesquisar é base para realizar tarefas; técnicas apuradas são contempladas, o que resulta em uma detalhada e cuidadosa produção de imagem fotográfica. E, para a constituição de cada um dos temas há uma história, pensada não só durante o seu registro, mas anterior e posteriormente.

O curador ainda questiona a postura do artista em relação a dificuldade do fazer o trabalho e o quão importante é ter liberdade para fazer escolhas, que mesmo não sendo as mais simples e comuns, são as que podem de fato solucionar alguma questão. Interligando esses itens, é possível compreender o embasamento da exposição, que destaca o conceito de se fazer uma imagem, a procura e o encontro pelas técnicas fotográficas utilizadas.

Imagem da série "Si Por Cuba", de Tatiana Altberg

Image da série "Transgenesis", de Neide Jallageas

Imagem da série "Desabafo", de Karina Rampazzo


Movimento Contínuo

Parte de uma pesquisa recorrente do curador Fausto Chermont, "Movimento Continuo" busca preencher uma lacuna nos registros de influencias de diversos movimentos na arte contemporânea. Muito já foi dito e exposto sobre as influencias dos movimentos Concretistas e NeoConcretista Brasileiro de forma a sedimentar essas teorias, mas a fotografia esteve fora dos arranjos propostos por historiadores, curadores na apresentação destes relatos.

Para a fotografia, este movimento no Brasil é tardio e leva o nome de Modernismo fotográfico, referenciado nas experimentações iniciadas pelo futurismo, criando uma dupla interpretação: coloca a produção de imagens como retardatária no processo histórico evolutivo mundial e não vincula ao processo pelo qual passava o Brasil no âmbito cultural, sobretudo das artes plásticas e da arquitetura, denominados corretamente de concretismo e neoconcretismo.

German Lorca

Joyce Camargo

Juan Esteves

SERVIÇO

Exposição "É Tudo História"
Artistas: Ana Angélica Costa, Ana Helena Lima, Bruna Queiroga, Cris Bierrenbach, Daniel Malva, Daniela Picoral, Danilo Valentini, Elizabeth Lee, Fatima Roque, Gabriela Gusmão, Juliana Bittencourt, Karina Rampazzo, Kenji Ota, Leka Mendes, Neide Jallageas, Patrícia Yamamoto, Paulo Angerami, Raquel Moliterno, Tatiana Altberg e Tiana Chinelli.
Curadoria: Guilherme Maranhão

Exposição "Movimento Continuo"
Artistas: Ancar Barcalla, Duda Rosa, Flávio Samelo, Frank Dantas, Guto Lacaz, Iatã Cannabrava, Joyce Camargo, Juan Esteves, German Lorca, Lucas Lenci e Volpi.
Curadoria: Fausto Chermont

Abertura: 1 de abril, às 11h
Período: de 3 a 29 de abril de 2017
Horário: de segunda a sexta, das 11h às 19h e sábado, das 11h às 17h
Local: Galeria Virgílio – Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 - Pinheiros, São Paulo
Informações: (11) 2373-2999