quarta-feira, 26 de abril de 2017

Stephanie Sinclair vence o Prêmio Anja Niedringhaus 2017

abril 26, 2017 | por Resumo Fotográfico

Stephanie Sinclair na Nigéria (IWMF)

A fotógrafa norte-americana Stephanie Sinclair foi nomeada como vencedora da terceira edição do Anja Niedringhaus Courage in Photojournalism Award, que celebra o trabalho de mulheres fotógrafas que demonstram coragem, dedicação e habilidade, enquanto reportam as notícias através de imagens. A International Women’s Media Foundation (IWMF) criou o prêmio para homenagear a coragem e a dedicação da fotógrafa Anja Niedringhaus, que morreu durante uma cobertura no Afeganistão, em 2014.

Sinclair é vencedora do Prêmio Pulitzer, conhecida por ter acesso exclusivo às questões mais sensíveis de gênero e direitos humanos em todo o mundo. Através de seu trabalho, ela retrata - de forma convincente, digna e empática - as vidas de meninas vulneráveis ​​submetidas a práticas como casamento infantil, mutilação genital e ataques de ácido. Sua série em curso de 15 anos, "Too Young to Wed", investiga como o casamento infantil mudou o destino de dezenas de milhares de meninas, e ela fundou uma organização sem fins lucrativos com o mesmo nome.

"É uma honra tremenda, se agridoce, ganhar um prêmio em nome de Anja. Eu sou há muito fã da missão da IWMF e sinto-me humilde e orgulhosa por seu júri reconhecer meu fotojornalismo desta forma e ser uma das mulheres jornalistas apoiadas e fortalecidas por sua organização. Não só este prêmio vai apoiar meu trabalho continuado, mas eu sou grata pela consciência que uma honra de alto nível trará às histórias que eu compartilhei em minha inscrição." - Stephanie Sinclair

Louisa Gouliamaki, uma fotógrafa polonesa-grega, e Nicole Tung , uma cidadã americana nascida e criada em Hong Kong, receberam menções honrosas. Todas as três mulheres serão laureadas durante um evento de premiação em Washington, ?Estados Unidos, no dia 8 de junho de 2017. O Anja Niedringhaus Courage in Photojournalism Award é apresentada em colaboração com a World Press Photo, como parte de uma parceria formada para apoiar fotojornalistas do sexo feminino em todo o mundo.

"Não poderíamos estar mais orgulhosos de reconhecer Stephanie Sinclair, Louisa Gouliamaki e Nicole Tung. Cada uma exemplifica o jornalismo corajoso de maneiras importantes e únicas. Eles são um crédito para a sua profissão e ao legado de Anja, como também trazem à humanidade luz e resiliência do espírito através de imagens, enquanto expondo e trazendo-nos mais perto das realidades difíceis que estão documentando.”- Elisa Lees Muñoz, Diretor Executivo da IWMF.











Para conhecer mais sobre o trabalho de Sinclair, acesse: stephaniesinclair.com.