terça-feira, 15 de agosto de 2017

Fotógrafo brasileiro registra a diversidade na avenida mais movimentada de Nova York

agosto 15, 2017 | por Gabriela Brina


"Fifth Avenuers" é um registro visual de pessoas e momentos de uma das avenidas mais emblemáticas do mundo. O projeto de Nei Valente captura a vitalidade criada pela mistura de pessoas que caminham pela rua que divide Manhattan em leste e oeste. Por alguns meses, o fotógrafo e designer brasileiro que vive em Nova York andou pela Quinta Avenida tentando capturar as coisas específicas que encapsulavam a vitalidade do lugar.

Alguns dos museus mais famosos de Nova York - como o MoMA, o Met e o Guggenheim - atraem habitantes locais e turistas interessados em arte. Já outros são atraídos pela Quinta Avenida, por sua proximidade do Central Park e pelos ostentosos e altos edifícios que alinham a avenida, incluindo o Empire State e os edifícios Flatiron, o Rockefeller Center e a Trump Tower. Aqueles que podem se dar ao luxo de comprar uma das mais famosas e sofisticadas lojas do mundo. Os funcionários da loja, os trabalhadores da construção civil e os vendedores ambulantes são misturados, e às vezes contrastados, com as pessoas que trabalham nos altos edifícios e caminham pela avenida durante suas jornadas. Para aumentar ainda mais a atmosfera energética e animada, a rua acolhe eventos importantes como o LGBT Pride March, o Puerto Rican Day Parade e o St.Patrick's Day Parade.

"Se você pintar uma tela com cinquenta pontos negros e adicionar apenas um ponto vermelho, sua pintura não é mais sobre os cinquenta pontos negros. Mas também não é sobre o ponto vermelho. A pintura é sobre a relação dos cinquenta pontos que se parecem com aquele ponto vermelho diferente. Isso foi o que eu tinha em mente ao fotografar a avenida durante as pausas do almoço. Eu sempre estava imaginando a rua como uma tela e tentando incluir nas minhas fotos as interações e as pessoas que seriam o ponto vermelho, representando um momento específico na Quinta Avenida. Porque, para representar com precisão um lugar, você não deve fotografar apenas pessoas comuns e cenas, mas também capturar o que contrasta com a normalidade e, desse modo, tornar esse lugar especial o suficiente para ser fotografado."
















Para conhecer mais sobre o trabalho de Nei Valente, acesse: neivalente.com.