quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Artista cria obras fantásticas com fotografias compradas de bancos de imagens

setembro 21, 2017 | por Gabriela Brina


Criado pela fotógrafa polonesa Weronika Gesicka, "Traces", inspirado no vintage, é um projeto baseado em fotografias compradas em bancos de imagens - cenas familiares, lembranças de férias e vida cotidiana - suspensas entre verdade e ficção, que são difíceis de descobrir se são espontâneas ou totalmente encenadas,  nos trazendo imagens antigas e as enchendo com uma nova e estranha vitalidade.

Não sabemos nada dos laços reais entre os indivíduos nas fotografias, só podemos adivinhar a veracidade de seus gestos e olhares. Quem são, ou foram, essas pessoas nas fotografias? Eles são atores que se passam por famílias felizes ou pessoas reais cujas fotografias foram colocadas à venda pelo banco de imagens? Algumas estão presentes, já outras se desaparecem nas imagens, mas sempre deixam um rastro.

Gesicka considera que as imagens, modificadas de várias maneiras, estão envolvidas em um novo contexto: nossas lembranças dessas pessoas e situações são transformadas e, gradualmente, borradas em uma nova realidade.

"Traços são, por definição, marcas ou outras indicações da existência ou da passagem de algo. Evidência de presença. Confirmação de participação. Exemplos de tais vestígios são fotografias, que documentam a existência de pessoas, situações e momentos. Elas são como engramas que ocorrem através de certos estímulos e experiências."
















Fonte: LensCulture