segunda-feira, 25 de setembro de 2017

“Escultura do Inconsciente”, de Tatewaki Nio

setembro 25, 2017 | por Gabriela Brina


Na série "Escultura do Inconsciente", o fotógrafo japonês Tatewaki Nio nos transporta para diversos cenários urbanos da cidade de São Paulo, onde vive desde 1998. Repleto de construções, prédios, pichações, grafites e entulhos, o projeto não apenas nos traz uma coletânea de imagens que representam a paisagem paulistana, mas também abre espaço para a reflexão e identificação com o meio urbano.

Caracterizada pelo contraste, a série apresenta uma mescla entre o construído e o abandonado, o novo e o velho, o luxo e a pobreza. A partir do caos urbano, o fotógrafo cria uma composição que vai desde os mínimos detalhes da corrosão, até as imagens mais amplas dos ostentosos prédios da capital, que se fundem cada vez mais ao longo da série. A mistura proporciona ao projeto um significado que vai muito além de contrastes arquitetônicos, que traz em cada imagem uma contemplação sobre o futuro, presente e passado, contando uma história onde protagonizam o concreto fresco e a parede quebrada.

Através do olhar do artista cria-se uma visão da cidade que conversa e luta entre si, transformando o familiar e rotineiro em um espaço que precisa ser constantemente reaprendido. Feita de transições, a São Paulo que Nio nos introduz é cercada pelo tempo. Cheia de marcas do que já foi e do que queria ser, nos deixando em forma de foto a dúvida sobre o futuro.