domingo, 3 de setembro de 2017

Paraty em Foco 2017 – Fotografia: Documento e Ficção

setembro 03, 2017 | por Resumo Fotográfico

Casa da Cultura de Paraty (Foto: Nereu Jr)

Um time de fotógrafos instigantes estará em Paraty para a 13ª edição de um dos mais importantes festivais de fotografia da América Latina, o Paraty em Foco (PEF), que acontece entre 13 e 17 de setembro. O tema deste ano é “Fotografia: Documento e Ficção”. A proposta dos curadores Giancarlo Mecarelli e Érico Elias é ressaltar a dupla dimensão da imagem fotográfica, seu poder documental e seu potencial de produzir novas realidades.

O homenageado do ano é Flávio Damm, que fez parte da equipe da lendária revista O Cruzeiro, na década de 1950, e tem uma impressionante trajetória de quase 70 anos de fotografia. Ele vai expor imagens significativas de sua obra na Galeria Zoom, no Centro Histórico. O fotógrafo gaúcho, aos 89 anos, é um dos símbolos da fotografia documental brasileira.

Damm e todos os demais convidados irão apresentar seus trabalhos ao público na série de Encontros e Entrevistas, realizada no auditório da Casa da Cultura. Workshops pagos mediante inscrição pelo site www.pefparatyemoco.com.br também fazem parte das atrações.

Resistência cultural

Em tempos de crise, com cortes de verbas para eventos culturais, o PEF partiu com mais determinação para estratégias de autofinanciamento. Se desde o ano passado começou a cobrar pelas inscrições na Convocatória para viabilizar a estrutura de um dos certames mais competitivos do País, este ano o festival irá cobrar pelo ingresso nas palestras da série de Encontros e Entrevistas, realizadas no auditório da Casa da Cultura. É uma das principais atrações e por cada uma será cobrado R$20. “É uma ação colaborativa e uma forma de valorizar o artista e todos aqueles que trabalham para levar a cultura ao público”, avalia Érico Elias, curador do PEF2017 ao lado de Giancarlo Mecarelli.

O criador e diretor do evento Giancarlo Mecarelli, é taxativo: “O nosso lema é resistir. O PEF é um patrimônio dos amantes da fotografia. A edição deste ano tem decisiva participação da Prefeitura Municipal de Paraty e dos empresários de turismo da cidade e temos certeza do engajamento dos amigos do PEF e da fotografia: venham a Paraty e participem da programação. Vamos manter a chama acesa!”, conclui.

Veja a programação completa no www.pefparatyemfoco.com.br