quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Portfólio online: entenda a importância de ter um

setembro 28, 2017 | por Ana Gabriela

No ramo da fotografia, o portfólio online é a ferramenta perfeita para alcançar novos clientes. Veja dicas de como fazer o seu de graça ou gastando muito pouco


Sabe a máxima de que quem não é visto, não é lembrado? Pois é, esse é o principal motivo por que fotógrafos, dos iniciantes aos profissionais, precisam de um espaço para mostrar seu trabalho. E como hoje vivemos numa era digital, ter um portfólio online é fundamental para qualquer um que trabalhe na área.

Mesmo que você esteja só começando, é importante conseguir mostrar de forma prática seu estilo e aquilo que você já consegue fazer no vasto universo fotográfico. Ter um material online disponível pode te ajudar a se destacar em processos como concursos, bolsas de estudo, contato com novos clientes e parcerias com grandes empresas.

Mas para fazer um portfólio de sucesso, é preciso prestar atenção em algumas dicas. Confira algumas delas:
  1. Tenha clareza do seu objetivo: pode ser que você se interesse por várias áreas da fotografia, como fotojornalismo, fotografia de casamento ou de natureza. Entretanto, é importante definir qual é seu público alvo e que tipo de trabalho terá destaque no seu site. Um futuro cliente que tenha interesse em ver seu trabalho como fotógrafo de casamento não deveria ter problemas em encontrar esse tipo de fotografia no seu portfólio.
  2. Selecione seus melhores trabalhos: lembre-se de que seu portfólio virtual tem como objetivo apresentar sua capacidade criativa para os clientes. Por isso, faça uma seleção criteriosa das melhores fotos. Nada de colocar fotografia meia-boca só para aumentar o material. Assim como acontece com portfólios impressos, por vezes menos é mais. Concentre-se na qualidade de suas fotos e não na quantidade.
  3. Contextualize as fotos: de maneira breve, identifique em cada projeto informações como evento, data e nome do cliente. Vale até destacar os desafios enfrentados e as habilidades técnicas exigidas para finalizar cada trabalho.
  4. Apresente-se: dedique um espaço do portfólio para dizer quem você é. Apresente-se brevemente e não se esqueça de divulgar telefone e e-mail comercial.


Mas onde fazer meu portfólio?

Existem muitas plataformas que oferecem o serviço. Para fotógrafos, o site Wix disponibiliza uma das maneiras mais fáceis e intuitivas de como criar um site. Mesmo aqueles que não têm muito contato com a internet vão conseguir navegar intuitivamente pela plataforma. Além do mais, há dezenas de templates específicos para fotografia. Para inserir imagens, é só arrastar e soltar na página.

Outro destaque da plataforma é o Wix Pro Gallery, ferramenta que, dentre outras funções, apresenta o recurso de proteção de imagens. O mecanismo impede que visitantes do site possam salvar fotos, o que é um alívio para a questão do uso indevido de imagens e a quebra do direito autoral.

Além disso, a ferramenta dá maior controle sobre a aparência das fotos, e o usuário tem maior poder de decisão sobre fatores como a resolução e a nitidez das imagens. Há ainda opções avançadas de compartilhamento que ajudam no alcance do conteúdo.

Os portfólios criados no Wix também têm a vantagem de ter a versão mobile criada automaticamente. Esse aspecto é muito importante porque garante que o portfólio se adapte a telas de celulares, algo imprescindível hoje em dia, já que muita gente opta por acessar a internet por meio desse dispositivo.

Na plataforma dá para fazer tudo isso de maneira gratuita. Para remover anúncios e adquirir um domínio próprio (por exemplo www.NomeDoSite.com ao invés de NomeDoSite.wixsite.com), há opções de planos de baixo custo.

Um domínio próprio ajuda na hora de divulgar seu site e aumenta o alcance do endereço na internet. Somado com a remoção de anúncios, dá uma aparência mais profissional para o portfólio.


Customizando

A customização de sites em plataformas como o Wix é bastante intuitiva. Para não errar, a regra básica é apostar em fundos mais neutros, de maneira a valorizar as imagens. Interfaces simples costumam ter maior impacto.

Uma dica em relação a cores é escolher um número reduzido delas para criar a identidade visual do site. Optar por duas ou três cores no máximo costuma ser o recomendável para garantir uma aparência mais profissional.

Para escolher cores que conversem entre si, ferramentas como o color.adobe.com podem ser úteis. O site mostra esquema de cores compatíveis baseado numa cor principal.

Quanto à fonte ideal, lembre-se de dois detalhes: legibilidade e tamanho. As fontes escolhidas precisam ser fáceis de ler e não podem ser muito pequenas (ao menos 14 px). Para melhor visualização, títulos devem ser maiores e ter entre 20 e 24 px.

Para escolher um bom modelo de portfólio, é sempre importante buscar referências para se inspirar. Veja aqui sites de fotografia que utilizam o Wix.

Portfólio pronto, e agora?

Antes de publicar o portfólio, é fundamental pedir a opinião de amigos sobre o layout, as fotos escolhidas e o aspecto geral do site. Depois, é só compartilhar o link nas suas redes sociais, assinatura de e-mail e currículo.

Não se esqueça também de manter seu portfólio atualizado.
Publicado em: