sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Há 45 anos: Fotógrafo da Life 'brincava' com a Polaroid SX-70

outubro 27, 2017 | por Resumo Fotográfico

No dia 27 de outubro de 1972, há exatamente 45 anos, a revista Life publicava algumas das primeiras imagens feitas com a Polaroid SX-70, considerada como uma das melhores câmeras instantâneas já fabricadas até hoje.
Edwin H. Land usando uma Polaroid Land Camera, em 1972 (Co Rentmeester—The LIFE Picture Collection/Getty Images)

Ao contrário do que alguns consumidores, fotógrafos amadores e até mesmo hard-tech podem assumir, fotografia instantânea está aí há muito mais tempo do que a câmera digital e o smartphone. Na verdade, ela já está aí há cerca de sete décadas, desde que o cientista, visionário e co-fundador da Polaroid Edwin H. Land introduziu a primeira Land Camera, em 1947.

Mas não foi até 1972, quando a Polaroid revelou um maravilhoso (em todos os sentidos da palavra) dispositivo chamado SX-70, uma câmera instantânea que capturou totalmente a atenção e imaginação dos amantes e aficionados da fotografia e design. Longe de ser um mero produto de consumo, a SX-70 rapidamente se associou, e de certa forma ajudou a definir, o início dos anos 70.

O dispositivo pressagiava as maneiras pelas quais o mundo passava a consumir, manipular e compartilhar mídia. Instagram, o iPhone, o Flip, até mesmo o YouTube e o streaming de vídeo - a maioria dos meios repentinos com que nos divertimos e nos informamos todos os dias pode, com um pouco de escavação, encontrar no kernel de seu gênio uma inspiração na SX-70.

O fotógrafo da revista Life, Co Rentmeester, teve a oportunidade de experimentar a câmera antes de ser lançada à venda ao público em geral - enquanto fotografava a capa da edição de 27 de outubro de 1972 da publicação. Veja algumas das fotos:











Fonte: Time
Publicado em: