segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Shutterstock lança sistema de busca com Deep Learning

outubro 16, 2017 | por Resumo Fotográfico

Ferramenta Advanced Composition Aware transforma a procura por imagens, combinando visão computacional e processamento de linguagem natural para fornecer resultados espacialmente posicionados

A Shutterstock acaba de anunciar o lançamento da versão beta da Composition Aware Search, ferramenta que permite uma experiência de pesquisa totalmente nova. Construída com base no modelo da próxima geração de similaridade visual da Shutterstock, essa ferramenta permite que os usuários especifiquem uma ou mais palavras-chave, ou procurem espaço para criação, e as organizem espacialmente em uma tela para refletir o layout específico da imagem procurada. A nova tecnologia está sendo lançada hoje em versão beta no Shutterstock Labs, o site de testes da empresa para ferramentas de pesquisa inovadoras.

Esta ferramenta, com patente pendente, usa uma combinação de visão de máquina, processamento de linguagem natural e técnicas de recuperação de informações de última geração para encontrar combinações consistentes respeitando critérios complexos de pesquisa com reconhecimento espacial. Por exemplo, um usuário pode procurar imagens de vinho e queijo, onde o vinho está à esquerda e o queijo fica à direita. Ao mover o posicionamento na pesquisa, os usuários podem ver as mudanças solicitadas refletidas nos resultados da imagem. Os clientes da Shutterstock podem então licenciar e editar a imagem para uso em seus trabalhos.

"A Shutterstock está na linha de frente para melhorar o futuro da tecnologia de pesquisa visual usando dados de pixels, deep learning e inteligência artificial. O que é notável sobre este avanço é que nós treinamos nosso modelo para aprender o que são as coisas, mas nossa rede profunda aprendeu a representar onde as coisas estão", disse Jon Oringer, fundador e CEO da Shutterstock. "Para os profissionais, a busca de uma imagem com espaço para criação usando esta ferramenta economizará uma quantidade significativa de tempo. Continuamos a inovar nesta valiosa tecnologia de pesquisa e investimos na aprendizagem de máquina para melhorar a experiência do usuário e proporcionar mais tempo para produtividade e criatividade".

A Composition Aware Search é a mais recente inovação que alavanca o investimento da Shutterstock em deep learning, junto ao lançamento das tecnologias Reverse Image Search e da Visually Similar Search, no ano passado. Essas inovações foram desenvolvidas pela equipe interna de visão computacional da Shutterstock, cujo foco é criar novas formas de pesquisa e fornecer uma experiência incomparável ao usuário.

Assista o vídeo abaixo e experimente a ferramenta neste link.