sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Galeria do Ateliê estreia a mostra “Porto”, de Valda Nogueira

novembro 10, 2017 | por Resumo Fotográfico


A Galeria do Ateliê encerra o ano de 2017 apresentando a exposição “Porto”, com 15 fotografias da artista Valda Nogueira e curadoria de Daniella Géo.

“Porto é um projeto fotográfico sobre o lugar onde cresci – Sepetiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, uma pequena comunidade pesqueira, com um passado bastante próspero e que hoje se encontra em processo de avançada degradação ambiental, o que levou a região à anos de ostracismo”, comenta a artista.

Com este trabalho, Valda Nogueira, retorna ao lugar onde cresceu para reconhecer esse território com todas as suas particularidades - a espiritualidade, os peixes, os velhos, as mulheres, a natureza - criando um inventário cujos elementos desenham uma narrativa poética e ao mesmo tempo comprometida com a construção de uma memória.

Sabendo que o vínculo com o passado (anecstralidade) é formador de identidade, ela entende que nesse projeto a oportunidade de fortalecimento dessa identidade, contribui para uma narrativa sobre uma região que se diferencie da narrativa dominante, sempre contada sob a perspectiva da violência e do abandono.

SERVIÇO

Exposição “Porto”, de Valda Nogueira
Abertura: 10 de novembro, 19h
Visitação: até 13 de janeiro de 2018
Horário: de 2a a 6a feiras das 10h às 21h; sábados das 10h às 17h
Entrada: gratuita/censura livre
Local: Ateliê da Imagem Espaço Cultural - Avenida Pasteur 453, Urca
Informações: (21) 2541-3314 | www.ateliedaimagem.com.