quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Porto Alegre recebe o lançamento do livro 'Terra de Água'

novembro 22, 2017 | por Resumo Fotográfico

Cachoeira da Fumacinha, Chapada Diamantina, BA

Nesta quinta-feira (23), acontece em Porto Alegre/RS o lançamento do livro “Terra de Água”, dos fotógrafos Ita Kirsch e Bala Blauth. Financiado a partir da Lei de Incentivo à Cultura, o livro teve origem no desejo de abordar um tema sensível à sociedade contemporânea, e parte do fato de que o Brasil é um dos mais importantes mananciais de água doce do mundo. Assim, Ita e Bala percorreram o território brasileiro documentando esse elemento vital que se faz presente na diversidade de biomas e ecossistemas.

“Nos deixamos levar pela correnteza e mergulhamos na nascente, no detalhe, no desconhecido. Sonhamos acordados e vimos um Brasil divino, caudaloso, colorido, cristalino. Infelizmente, não encontramos somente beleza e equilíbrio. Deparamos com águas comprometidas devido à falta de saneamento e de tratamento, contaminadas pelos resíduos industriais despejados sem controle, desenganadas pelo uso exagerado de pesticidas e de fertilizantes. Felizmente, ainda há muita boniteza por esse Brasilzão, e foi ela que arrebatou nossos olhares e fez com que fotografássemos com as almas alagadas desta massa líquida, molhados do início ao fim”, dizem os fotógrafos.

O livro conta com a curadoria de Fernando Schmitt, textos de Paula Taitelbaum e projeto gráfico de Sauê Ferlauto. As imagens, as palavras e o design do livro buscam construir uma poética que permita sensibilizar e provocar reflexão. “Ao descrever a pele visível das coisas do mundo, a fotografia arrepia a imaginação. Essas águas de pura poesia que Bala e Ita enxergaram andando pelo Brasil, agora são fotografias cuja perfeição soa quase irreal. Água em estado cálido, límpido e chuvoso. Uma beleza que provoca pensamento: fotografias fixam o que existe hoje para que se tenha algo com que comparar com o futuro. Qual futuro?”, questiona o curador Fernando Schmitt.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Terra de Água”
Data: 23 de novembro de 2017, às 19h
Local: Planta Baja - Rua Couto de Magalhães, 520, Porto Alegre/RS
Publicado em: