terça-feira, 21 de novembro de 2017

São José do Rio Preto recebe oficina gratuita de fotografia

novembro 21, 2017 | por Resumo Fotográfico

Foto: Ricardo Boni

Estão abertas as inscrições para a oficina formativa “A Fotografia Por Meio Da Fotografia: O Humano Pela Técnica”, que será realizada no dia 1 de dezembro na Biblioteca Municipal de São José do Rio Preto (SP). A oficina é uma extensão do projeto do fotógrafo Santiago Garcia, contemplado com o Prêmio Nelson Seixas 2017.

A atividade tem o objetivo de ensinar a linguagem de seu trabalho, que é o retrato com fotografias em preto e branco. A proposta é que o aluno trabalhe com equipamento analógico e conheça alguns dos elementos fundamentais da imagem, como fotometria, filtros, composição e lentes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (17) 99155-4464.

Exposição “O Humano Pela Técnica”

Em sintonia com a proposta do prêmio concedido pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura, Santiago está levando sua exposição para os mais diferentes lugares e públicos, a fim de promover o debate sobre a atividade fotográfica na cidade. Para isso, faz a apresentação de imagens a partir do registro cotidiano de profissionais da fotografia rio-pretense, atualmente com os retratados: Ricardo Boni, Ricardo Milani, Alex Pelicer, Cláudio Sartor.

De caráter itinerante, é definida pelo autor como fotodocumentarismo e tem como objetivo lançar luz sobre os fotógrafos de Rio Preto. – “É um projeto que estende o viés teórico do meu doutorado para a prática fotográfica de tudo o que pretendo discutir”, comenta o fotógrafo e jornalista, numa referência ao trabalho de pesquisa que já realiza na Universidade de São Paulo (USP), como aluno de doutorado em comunicação e também bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Para saber mais, acesse a página do projeto no Facebook.

SERVIÇO

Oficina formativa “A Fotografia Por Meio Da Fotografia: O Humano Pela Técnica”
Data: 1 de dezembro de 2017
Horário: Serão disponibilizadas três turmas, de 9h às 12h, de 14h às 17h e de 18h às 21h
Local: Biblioteca Municipal - Praça Jornalista Leonardo Gomes, São José do Rio Preto

Exposição “O Humano Pela Técnica”
Data: de 25 de novembro a 2 de dezembro
Horário: de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h
Local: Secretaria de Cultura - Av. Philadelpho Manoel Gouveia Neto, 1, São José do Rio Preto