quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Mostra apresenta aspectos relacionados à cultura do guaraná

dezembro 06, 2017 | por Resumo Fotográfico

Michael Dantas

Segue em cartaz na unidade do Sesc Carmo, em São Paulo, a exposição "Guaraná da Amazônia", que apresenta por meio das fotografias de Michael Dantas e Bruno Kelly, aspectos relacionados a história do guaraná, mitologias e lendas; a origem e deslocamento geográfico; o modo de produção; o homem e a sua relação com o trabalho; seu impacto na economia e na cultura.

O Guaraná é conhecido mundialmente pelo seu alto valor energético - pesquisas apontam que o fruto tem características que ajudam a prolongar a longevidade do ser humano, o que pode ser comprovado pelos moradores da pequena cidade de Maués, no interior do Amazonas, que possuem uma das melhores taxas de expectativa e qualidade de vida da Amazônia.

De formato curioso, o guaraná lembra um olho, o que faz com que seus pioneiros agricultores, os indígenas da etnia Satere Mawe, o vejam como um fruto sagrado. A lenda conta que o guaraná surgiu a partir dos olhos de um jovem guerreiro, morto por uma picada de cascavel. Tupã, o Deus dos índios, orientou que eles retirassem os olhos do jovem e plantassem em terra firme: dali surgiria uma nova fonte de vida, que traria força aos mais novos e vida longa aos mais velhos.

SERVIÇO

Exposição "Guaraná da Amazônia"
Data: até 12 de janeiro de 2018
Horário: de segunda a sexta-feira, de 10h ás 10h30
Local: Sesc Carmo - Rua do Carmo, 147, Sé, São Paulo
Informações: (11) 3111-7000