terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Um workshop diferente: colaborativo, itinerante e na natureza

dezembro 05, 2017 | por Resumo Fotográfico


Reunir fotógrafos em um lugar aberto, cada um com seu equipamento, seu banquinho, seu lanche e muita disposição para aprender e compartilhar conhecimento. Simples, esse é o propósito do workshop Viver Fotografia, idealizado pelo fotógrafo Evandro Rocha (34), de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

A proposta, segundo Evandro, também é falar sobre criatividade na fotografia e compartilhar inspirações e experiências, bem como questionar os atuais valores da fotografia. Tudo em harmonia com o meio ambiente, para tornar a experiência humana e “fora da caixinha”.

“Tenho observado muitos fotógrafos visando objetivos soberbos, como ter fotos premiadas, muitos seguidores nas redes sociais, equipamentos top de linha e ganhar muita grana. Mas será esse o caminho que um fotógrafo deve almejar?”, reflete Evandro sobre a motivação que o levou a criar o evento.

Evandro ainda destaca que o projeto não tem a intenção de contar com nenhum incentivo ou patrocínio privado. “O que importa é o interesse coletivo, é uma ação criada de pessoas para pessoas”.

A primeira edição do Viver Fotografia foi realizada entre no último dia 3, na cidade de Limeira (SP), e contou com a participação de 50 fotógrafos e um cachorro. O próximo está em processo de agendamento. O Viver é um workshop itinerante e pode passar por qualquer cidade, em qualquer canto do Brasil.

“Onde houver um número significativo de inscritos, eu vou. Pode ser em um campo, sítio, ponto turístico ou embaixo de uma árvore”, garante Evandro. "As cidades com mais interessados terão prioridade e abriremos um fórum de discussão para escolhermos a melhor data e local”, explica.

Para isso, basta que um grupo de fotógrafos se mobilize e solicite o workshop pelo site: www.viver.fot.br. A inscrição é gratuita, bem como a participação no evento.