quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Exposição: "a casa é quando a gente volta"

Ana Costa Ribeiro

Abrindo o ano de 2018, a Galeria do Ateliê inaugura nesta sexta-feira (2), às 19h, a exposição "a casa é quando a gente volta", com obras da artista, cineasta e poeta Ana Costa Ribeiro.

Segundo a artista, “esse verso é uma síntese do principal eixo que permeia a exposição, o dos deslocamentos entre espaço e tempo. Pensar o espaço em função do tempo e vice-versa. Por isso 'a casa é quando' e não 'a casa é onde'. Penso que todos esses trabalhos, em que me volto para a memória da minha família, têm uma busca por um pertencimento. E nesse sentido a família é a casa, um espaço/tempo para onde eu quero voltar, para poder seguir em frente. Entendo que esse meu processo de deslizamento quer levar comigo a casa. A casa que navega”.

“Quando me perguntam o que eu faço, costumo responder que eu faço filmes. Seja em imagem, palavra ou som, estou sempre trabalhando com o tempo, “esculpindo o tempo”, para usar uma expressão de Tarkovski. No entanto, sempre pensei que o tempo era algo muito abstrato, e durante toda a minha trajetória acabei me debruçando mais sobre o espaço, que me parecia algo mais palpável. Com o passar dos anos, percebi que a relação entre o espaço e o tempo era indissociável, e passei a investigar justamente as poéticas do deslocamento entre eles. Mas o que isso importa no meu trabalho? Importa o avanço dos corpos.”

Divididos em dois núcleos, um em preto & branco e outro em cor, a artista apresenta obras em filme, fotografia e instalação. O primeiro núcleo se constitui de um material “pós-filme”, que tem origem no curta-metragem Arpoador, um filme sobre a perda de sua mãe. Essa parte da exposição é composta pelo próprio filme e pela série de fotografias Os Corpos e o Tempo. Os trabalhos desse núcleo se apresentam de forma mais “acabada”, fixados em filme e fotografia emoldurada. O outro núcleo da exposição é constituído por um material “pré-filme”, e reúne parte do processo criativo do longa-metragem em desenvolvimento Termodielétrico, um filme baseado nas pesquisas de seu avô, um físico experimental. Essa parte da exposição é composta pela instalação Pranchas para roteiro de um longa-metragem e pelo vídeo Trailer para um longa-metragem. Os trabalhos desse núcleo se apresentam de forma “inacabada”, mais volátil, indicando uma obra em processo.

SERVIÇO:

Exposição "a casa é quando a gente volta", da artista Ana Costa Ribeiro
Abertura: 2 de fevereiro, às 19h
Visitação: até 7 de abril de 2018
Local: Ateliê da Imagem Espaço Cultural - Avenida Pasteur, 452, Urca
Informações: (21) 2541-3314 | www.ateliedaimagem.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2018 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil