quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Exposição apresenta trabalho inédito de Diógenes Moura

fevereiro 01, 2018 | por Resumo Fotográfico

"Livro de Rua (série fashion-abandono)" reúne imagens capturadas pelo celular ao longo dos últimos sete anos, no bairro onde o autor vive em São Paulo, e coloca em evidência as muitas pessoas que, por inúmeros motivos, passam a morar nas ruas da cidade

A partir de amanhã (2), o escritor, curador de fotografia e editor Diógenes Moura expõe "Livro de Rua (série fashion-abandono)", na Galeria Utópica, em São Paulo. As 34 imagens inéditas que compõem a mostra foram criadas pelo autor utilizando seu celular, ao longo da pesquisa que vem realizando desde 2010, no bairro paulistano dos Campos Elísios - onde reside há 30 anos. O projeto versa sobre literatura, imagem e esquecimento.

Os "pacotes-existência", como define o autor, estão aos nossos pés como resquícios de humanidades à beira do grande abismo que se tornou o mundo contemporâneo. Em "Livro de Rua (série fashion-abandono)", uma poética da crueza toma forma de imagem para chamar atenção a uma discussão importante: os inúmeros indivíduos que passam a viver nas ruas da cidade em situação de abandono. "Pode doer, sim. Como doem e não doem os pacotes-existência que aqui estão e que se espalham (cada dia mais um, ou dois, ou três) pelas ruas do bairro, na região central de São Paulo depois de perderem o emprego, a casa, a família, a esperança, o amanhã dilacerado pelo que está por vir. Lá e aqui eles estão no silêncio e nos gritos da loucura coberta por fuligem: a segunda pele da imagem. São como nós. Estão aos nossos pés", comenta.

Sobre a técnica, Diógenes Moura define: "Não são fotografias. São imagens feitas com um celular. Fotografia é abismo. Imagem feita com celular não possui segunda pele. Basta olhar e pronto. A diferença pertence a quem ver. O outro se incorpora ao primeiro plano e nada mais". Mais que estética, a reflexão: "Fashion-abandono é um subtítulo perverso. Tem a ver com modismo, com a variação dos invólucros que protegem cada um desses personagens. (...) Na mesma cidade onde cachorros passeiam em carrinhos de bebê e são chamados pelos donos de 'meu filhinho'. Na mesma cidade onde um homem, catador de papelão, é assassinado com uma flechada no pescoço em pleno Século XXI. As imagens de 'Livro de Rua' são o que me interessam na cidade onde vivo, entre violência e paixão. Meu por de sol é o Minhocão. Meu contraluz são as lanternas vermelhas dos automóveis no caos do trânsito interrompido. Minha poesia vem da voz da mulher belissimamente desvairada que corre em baixo do viaduto gritando que 'a saudade é como um dia de Domingo, às 17h30'. Dói nela e dói em mim. Deus tomou Gardenal. Mas nada de tragédias. Aqui estamos e a cidade é um presépio. Tem alma. Pulsa e adormece. E cochicha bem baixinho nos ouvidos de cada um de nós: “Ou você me decifra ou te devoro em trinta segundos".




SERVIÇO

Exposição "Livro de Rua (série fashion-abandono)", de Diógenes Moura
Abertura: 2 de fevereiro de 2018, sexta-feira, das 18 às 22h
Período: 3 de fevereiro a 03 de março de 2018
Horários: Terça a sexta-feira, das 11 às 19h / Sábados e feriados, das 11 às 17h
Local: Galeria Utópica – Rua Rodésia, 26  Vila Madalena - São Paulo/SP
Informações: (11) 3037-7349 | www.utopica.photography