quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Universidade de Salamanca recebe mostra de Tony Generico

fevereiro 07, 2018 | por Resumo Fotográfico


O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, na Espanha, inaugurou nessa terça-feira (6) a exposição "Beleza Ameaçada" do fotógrafo brasileiro Tony Generico, o primeiro dos selecionados na Residência Artística organizada pelo Centro. A mostra fica em cartaz até 28 de fevereiro. A entrada é gratuita.

O projeto surgiu em 2013, quando o autor investigou a maneira de fotografar explosões de tinta (splashes), com a intenção de criar um produto comercial voltado para a Copa do Mundo de 2014. Trabalhar com impactos fluidos sobre movimento em frações de milésimos de segundo significa muita tentativa e erro. Portanto, cada foto é única e irrepetível.

Fascinado pelo fato de que eles pareciam ter sido causados ​​pela vibração de um pássaro tomando banho em uma fonte de cores, ele pensou que era o segredo da natureza combinar as cores naturais das penas dos pássaros. Por essa razão, surgiu a idéia de fotografar aves voando, usando as mesmas técnicas e equipamentos de alta velocidade que nas explosões de tinta.

Como no Brasil, é proibida a fotografia de aves selvagens fora do seu habitat natural, o autor teve que recorrer ao apoio e supervisão do Zoológico de Balneário Camboriú, Santa Catarina, para fotografar algumas espécies ameaçadas de extinção. A intenção é aumentar a conscientização e proteger os nossos pássaros em perigo.

Tony Generico é o primeiro dos sete selecionados no programa Residencia Artística de Fotografía 2018. Ele viveu e trabalhou em Nova York por 20 anos, onde foi parte do grupo que fundou a Soho Photo Gallery e estudou com vários mestres dos anos 70, como Philippe Halsman e outros fotógrafos da revista Life.

Comunicación Universidad de Salamanca