sexta-feira, 16 de março de 2018

Exposição 'Campos Elíseos' no Espaço Cultural Porto Seguro

março 16, 2018 | por Resumo Fotográfico

A mostra traz uma seleção de 40 das fotografias de “Campos Elíseos – história e imagens”, livro do fotógrafo Juan Esteves e de Antonio Carlos Suster Abdalla, este responsável pela coordenação editorial.
Palacete Santos Dumont (hoje Museu da Energia) – Alameda Cleveland 601 (Foto: Juan Esteves)

O Espaço Cultural Porto Seguro apresenta "Campos Elíseos", exposição inédita de imagens do fotógrafo Juan Esteves. A mostra reúne um conjunto de 40 fotografias que fazem parte de um projeto de registro da arquitetura paulistana do centro histórico da cidade. Para a empreitada, que já dura dez anos, o fotógrafo tem como parceiro o curador de arte e historiador Antonio Carlos Suster Abdalla. A abertura acontece no dia 17 de março, às 11h. Na ocasião haverá também o lançamento do livro homônimo e sessão de autógrafos com o curador e com o fotógrafo.

As fotos da exposição são um recorte das 100 imagens que integram o livro Campos Elíseos - história e imagens. Nele, o fotógrafo registra o patrimônio artístico-arquitetônico dos Campos Elíseos, bairro paulistano onde foram construídos centenas de casarões e palacetes que serviram de residência aos fazendeiros da oligarquia cafeeira, no final do século 19. No século 20, a região veria surgirem construções de diferentes vertentes da arquitetura modernista e, em seguida, as metamorfoses heterogêneas características do crescimento desordenado da metrópole.

Igreja e Liceu do Sagrado Coração de Jesus – Largo Coração de Jesus (Foto: Juan Esteves)

Que prédio é esse?

Todas as fotografias de Juan Esteves em Campos Elíseos são em preto e branco. Para ele, apertar o botão disparador da câmara e capturar a imagem é só o começo. Depois, o fotógrafo realiza um minucioso tratamento da imagem original e elimina o que chama de “ruídos temporais contemporâneos”. Os “ruídos” a que se refere Esteves são elementos que interferem na visão dos prédios em sua arquitetura original, como fios de luz, modificações nas fachadas, entre outros.

Se para fazer o clique Juan Esteves não precisa de mais do que dez ou quinze minutos, o tratamento de cada uma das imagens leva em média de dez a doze horas. Ele, que tem o retrato como sua principal especialidade, diz tratar os prédios como se fossem pessoas. “Faço dos prédios personagens. ”

Ao olhar a fotografia, é comum o espectador não reconhecer nem mesmo um prédio diante do qual passa todos os dias. Pode perceber então, entre o real e reconstrução feita por Esteves, que é possível ver uma outra São Paulo por trás de tantas e tantas interferências.

“Embora sejam registros de hoje, essas minhas fotos acabam parecendo ser antigas”, afirma Juan Esteves. “Esse é um paradoxo, um paradoxo do olhar. O prédio fica novo e, ao mesmo tempo, muito antigo, como se voltasse às origens. ”

Um dado interessante é que todas as fotos foram feitas do ponto de vista de quem está andando na rua, por quem está no chão. “Sou um walker, um flâneur”, conta o fotógrafo. “Ando compulsivamente pela cidade e meu olhar é constantemente atraído pelos detalhes. Penso que é isso que define esse meu trabalho. ”

Palácio dos Campos Elíseos (ou Palacete Elias Chaves) – Avenida Rio Branco 1289

Casarões e palacetes

Juan Esteves e Antonio Carlos Suster Abdalla selecionaram para a mostra Campos Elíseos quarenta fotografias entre as 100 que estão no livro Campos Elíseos - história e imagens. Dez das fotos estarão ampliadas no formato 70 cm x 100 cm e as demais 30, no formato 60 cm x 70 cm. Todas estarão impressas em papel museológico de algodão e emolduradas.

Das construções icônicas que a seleção contempla estão, entre outros, o Palacete Victoria e o Palácio dos Campos Elíseos; construções de arquitetos importantes, como o Edifício Albertina, de Cícero Prado e Cecília, de Gregori Warchavchik; e fotos de “arquitetura rara”, como o Edifício Duque de Caxias, construído por Artacho Jurado. O conjunto oferece uma ampla visão da arquitetura paulistana através de seu percurso histórico nos últimos 130 anos.

Palacete Dino Bueno – Rua Guaianases,1238 (Foto: Juan Esteves)

Foto: Juan Esteves

Theatro São Pedro, lateral rua Albuquerque Lins (Foto: Juan Esteves)

Cruzamento das avenidas São João e Duque de Caxias (Foto: Juan Esteves)

Alameda Eduardo Prado, 641 (Foto: Juan Esteves)

Palacete Prates – Rua Guaianases 1281 (Foto: Juan Esteves)

Palacete Victoria – Rua Vitória 687 (Foto: Juan Esteves)

SERVIÇO

Exposição "Campos Elíseos"
Abertura: 17 de março de 2018, às 11h
Período: de 18 de março a 3 de junho de 2018
Horário: às segundas-feiras de 9h às 19h e de terça a domingo de 9h às 21h
Local: Espaço Cultural Porto Seguro – Alameda Barão de Piracicaba, 740, São Paulo/SP
Informações: (11) 3226-7361 | www.espacoculturalportoseguro.com.br