sexta-feira, 30 de março de 2018

Fotógrafo recupera equipamento furtado em Belo Horizonte

março 30, 2018 | por Resumo Fotográfico

Facebook/Reprodução

Infelizmente, os casos de furtos de equipamentos fotográficos são rotineiros em nosso país, causando prejuízos a diversos profissionais. Em muitas situações, os equipamentos nunca mais são recuperados. Porém, alguns casos possuem um final feliz.

No dia 10 de março, o fotógrafo mineiro Nilton Reis teve seus equipamento furtado dentro do carro, em frente ao seu estúdio em Belo Horizonte. O fotógrafo estava saindo para a cobertura de um casamento em outra cidade.

"Nem deu tempo de lamentar ou procurar nada pois era em outra cidade o casamento, como tinha equipamento reserva fomos trabalhar, com a cabeça daquele jeito", disse Nilton em entrevista para o Resumo Fotográfico.

Nilton fez um post no Facebook informando do furto, com os números seriais dos equipamentos. Foram levados uma câmera Canon G9x, uma câmera Nikon D750, uma lente Nikon 85mm f/1.8G, uma lente manual 58mm f/2, um led Yougnuo, um gravador de som HN4, duas baterias e dois cartões de memória Lexar de 32 GB. Tudo em uma bolsa Kata preta.



A perda já era dada como certa. Porém, na última segunda-feira (26), Nilton foi surpreendido pelo casal Uriel de Carvalho e Débora Braga, que apareceu com a bolsa com todo o equipamento dentro. O único item que faltava era um telefone celular iPhone que, segundo o fotógrafo, já estava velho.

Nilton conta que um usuário de drogas apareceu com a bolsa no comércio do pai de Débora com a bolsa, querendo vender para os clientes por R$ 300. Percebendo que era um equipamento profissional, o Sr. Antônio resolveu comprar para tentar encontrar o dono.

Nos metadados da câmera constava o nome de Nilton e de sua empresa. Então, o genro do Sr. Antônio, Uriel, procurou na internet e achou o Instagram do fotógrafo e posteriormente a postagem sobre o roubo. Ele encontrou o endereço e levou o equipamento de volta.

"Não tenho palavras pra agradecer a eles, eram uns doze equipamentos perdidos e recebi tudo de volta". Nilton conta ainda que tem seguro, mas como uma das cláusulas deixa bem claro que não cobrem equipamentos deixados no carro, ele nem chegou a acionar o serviço.

Nilton afirma ter tirado um aprendizado valioso dessa situação: "nunca deixe equipamentos no carro, e coloque seus metadados nos equipamentos".