sábado, 24 de março de 2018

Inscrições abertas para convocatória do Paraty em Foco 2018

março 24, 2018 | por Resumo Fotográfico

Foto: Nereu Jr

Estão abertas as inscrições da Convocatória Portfólio em Foco 2018, que vai premiar fotógrafos, artistas, praticantes e amantes da fotografia com uma exposição na Praça da Matriz durante o Festival Internacional Paraty em Foco (PEF), de 19 a 23 de setembro. As inscrições podem ser feitas até 31 de julho. O regulamento está disponível no site do evento.

Ter seu trabalho vencedor em uma das duas categorias da Convocatória (Ensaio e Foto Única) é compartilhar o olhar do público com fotógrafos e artistas de renome. Os três primeiros ganhadores de cada modalidade também participam do Festival com todas as despesas de alimentação e hospedagem cobertas, apresentam seus trabalhos na série Encontros e Entrevistas e ganham vaga em um workshop à escolha. Os 10 finalistas nas duas categorias fazem parte da exposição externa de grandes dimensões.

Participação

Na categoria Ensaio são aceitos conjuntos de 6 a 10 imagens, coesos e ordenados de forma a desenvolver uma narrativa visual. Na categoria Foto Única é permitido o envio de até 4 imagens, que serão avaliadas separadamente e somente uma selecionada. Os participantes podem se inscrever quantas vezes desejarem, nas duas categorias. Por cada inscrição é cobrada uma taxa de R$90. O valor arrecadado é investido no custeio da exposição e nas demais atividades do PEF.

“A Convocatória PEF é uma maneira de abrir o festival à participação de todos. A renda gerada com as inscrições possibilita a resistência cultural que é fazer um evento deste porte num momento tão delicado e difícil de crise das instituições e com a diminuição de verbas de patrocínio”, explica o criador do PEF, Giancarlo Mecarelli.

Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma Comissão de Pré-Seleção, formada por Érico Elias, Giancarlo Mecarelli, Jacqueline Hoofendy, JR Pedroza e Roberto Soares-Gomes. Todas as obras pré-selecionadas serão publicadas no site do PEF, na página da Convocatória no Medium e no perfil do Facebook. “Quanto mais cedo as imagens forem inscritas, mais tempo as pré-selecionadas ficarão nas mídias do evento, permitindo uma maior visibilidade ao artista”, ressalta o curador do PEF, Érico Elias.

A avaliação final será feita pelo júri composto por André Teixeira, Ângela Magalhães, Joaquim Paiva, Monica Zarattini, Nadja Peregrino, Pedro Karp Vasquez e Sérgio Branco.

Foto: Nereu Jr