quarta-feira, 4 de abril de 2018

Exposição "Empilhamento Máximo", de Gabi Bresola

abril 04, 2018 | por Resumo Fotográfico

Foto: Gabi Bresola e Marcos Walickosky

Nesta quinta-feira (5), a partir de 19h, a Fundação Cultural Badesc recebe “Empilhamento Máximo”, de Gabi Bresola, em Florianópolis. A exposição apresenta uma série de fotografias, um objeto e um texto empilhado, composto por palavras-chave da história do livro no Brasil. A mostra fica em cartaz até o dia 3 de maio, com entrada gratuita

A exposição traz uma sequência de fotos sobre o excesso e escassez, um re-livro - objeto feito com páginas de aparas de notas fiscais de uma editora e livros destruídos. “São mais de 400 notas e livros que foram transformados novamente em papel, como um livro de páginas em branco, um totem da precariedade que conduz ao acúmulo e ao abismo entre quem faz livro e quem o lê”.

A artista explica que os trabalhos surgiram durante suas últimas pesquisas e a partir de um processo pessoal de estar dentro de uma editora de livros comerciais, de estar editando publicações de artista e procurando saber onde inicia a história de se fazer livro no Brasil e como isso se dá até hoje. “Nesse conjunto, o que está empilhado em palavras e imagens sugere diferentes representações da figura do livro: o objeto de abrigo e registro da história, do temor da perda e, paradoxalmente, um produto de reprodução mecânica de proliferação que não escapa do sistema comercial, e muito por isso vira apara”, comenta Gabi.

Gabi Bresola é produtora cultural e editora. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/Udesc), pesquisa publicações de artista e a edição como uma prática artística.

SERVIÇO

Exposição “Empilhamento Máximo”, de Gabi Bresola
Data: 5 de abril de 2018, às 19h
Período: de 4 de abril até 3 de maio de 2018
Horário: de segunda a sexta-feira, de 12h às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis
Informações: (48) 3224-8846