sexta-feira, 13 de abril de 2018

O beijo de Mikhail Gorbachev e Erich Honecker

Reuters

O líder soviético Mikhail Gorbachev abraça Erich Honecker, comunista linha-dura e secretário geral do Partido Comunista (SED), enquanto membros do SED aplaudem durante o 11º congresso do partido, em 17 de abril de 1986, em Berlim Oriental. O beijo fraterno socialista era uma forma de saudação entre os estadistas dos países comunistas. Este ato demonstrou a conexão especial que existia entre os estados socialistas. Este beijo consistiu em um abraço, combinado com uma série de três beijos em bochechas alternadas. Em casos raros, quando os dois líderes se consideravam excepcionalmente próximos, os beijos eram dados na boca e não nas bochechas.

Como símbolo de igualdade, fraternidade e solidariedade, o beijo fraterno socialista foi a expressão do entusiasmo do emergente movimento operário entre meados e finais do século XIX. Nos anos que se seguiram à Revolução de Outubro e à subsequente Internacional Comunista, uma ritualização da essência até então espontânea conseguiu uma saudação oficial entre os camaradas comunistas. O reforço simbólico do sentimento de camaradagem também obteve sucesso pelo fato de muitos comunistas e socialistas terem de fazer viagens longas, árduas e perigosas para a isolada Rússia bolchevique. Dessa forma, o tão experimentado Solidariedade internacional encontrou expressão em abraços e beijos tempestuosos.

Com a expansão do comunismo após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética não estava mais isolada como o único país comunista. O beijo socialista fraterno tornou-se uma saudação ritualizada entre os líderes dos países comunistas. A saudação também foi adotada pelos líderes socialistas do Terceiro Mundo, assim como pelos líderes de movimentos de libertação alinhados ao socialismo, como a Organização de Libertação da Palestina e o Congresso Nacional Africano.

Fonte: Rare Historical Photos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2018 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil