sexta-feira, 20 de abril de 2018

Série de fotomontagens questiona os ideais de beleza

abril 20, 2018 | por Gabriela Brina


Criada pelo fotógrafo brasileiro Samuel Rosa, "Lipstick" é uma série fotográfica que traz em suas imagens uma forte crítica ao padrão de beleza no qual somos submetidos e coloca em pauta uma questão principal: até que ponto nos sujeitamos a realizar intervenções em nosso corpo em busca de uma beleza estereotipada?

Diariamente somos bombardeados por imagens padronizadas do corpo humano. Seja ligando a TV ou folheando uma revista. Barrigas de "tanquinho", peitos siliconados e bocas ao estilo Angelina Jolie são constantemente colocados como ideais. Somos diariamente idealizados para nos encaixar nesse padrão e frequentemente também aplicamos essa "norma" ao próximo, mesmo que de forma inconsciente.

Em seu ensaio, Samuel busca representar estes padrões de beleza impostos/idealizados pela sociedade, os ironizando através do recorte,da colagem e da costura de imagens usando partes do corpo humano, fazendo então uma representação própria dos processos cirúrgicos a que muitas pessoas se submetem para alcançar um ideal de beleza surreal.







Fonte: Convocatória Portfólio em Foco