segunda-feira, 7 de maio de 2018

As melhores plataformas para criar seu portfólio online


Ter um portfólio online é essencial para divulgar um serviço, seja de web design ou trabalhos fotográficos. Embora existam alguns serviços que ofereçam a funcionalidade de portfólio, ficar preso a um serviço pronto pode trazer limitações de personalização.

Felizmente existem várias alternativas para quem busca ter um portfólio online diferenciado e com sua própria identidade.

Neste artigo, trazemos as melhores plataformas para criar seu portfólio online. Confira!

Por que não usar Flickr ou Instagram somente?

Muitos profissionais escolhem utilizar sites como Flickr e Instagram como portfólio. Ainda que essas sejam boas ferramentas para se conectar com o público, elas deixam a desejar na personalização.

Esse tipo de ferramenta também impõe regras e limitações que não podem ser alteradas, em alguns casos não oferecem nenhum tipo de plano ou assinatura que possa trazer diferenciais.

Por fim, algumas dessas ferramentas podem impor termos de serviço confusos com relação ao seu conteúdo. Não há garantia que o serviço permanecerá atendendo as suas necessidades ou não mudará o seu modelo de negócios.

Ao contrário das soluções prontas, uma plataforma mais flexível e independente dará um controle maior do portfólio online.

WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo gratuito que pode ser instalado facilmente qualquer hospedagem de sites e possui diversos temas de portfólios para todos os gostos.

Mesmo para quem não tem entende de desenvolvimento ou códigos, pode usar o WordPress com facilidade. A plataforma é utilizada por quase 1/3 da Web e possui uma vasta documentação, com artigos, guias e tutoriais em diversos sites especializados.

Com o WordPress, não há limites para a personalização do seu portfólio online. Você pode escolher entre milhares de temas já prontos ou modificar os temas para deixar o seu site com uma aparência única. Como essa plataforma é extremamente popular, ainda há a alternativa de consultar um desenvolvedor para criar um tema completamente original e de acordo com os seus requisitos.

Usar uma plataforma como o WordPress também permite que você associe o seu próprio endereço da Web ao seu portfólio online, facilitando a divulgação e tornando-o mais fácil de ser encontrado. Você pode usar um nome de domínio como: seunome.com.br ou seunomefotografia.com para que as pessoas encontrem o seu site com facilidade. E cada vez existem mais possibilidades de extensões de domínio, como .photo, .photos e .photography.

Tudo que você precisa para criar seu portfólio online com o WordPress é de um servidor de hospedagem e um registro de domínio. Veja este guia rápido para começar o seu portfólio online com o WordPress:

Guia rápido para a utilização do WordPress
  1. Defina um nome de domínio, ele será o endereço do seu site. Uma ferramenta para gerar nomes e verificar a disponibilidade dos domínios pode ajudar bastante;
  2. Escolha a melhor hospedagem de sites que dê suporte a WordPress. A maioria dos planos de hospedagem dão suporte para o WP e possui um instalador automático, que facilita bastante o processo de configuração;
  3. Associe o domínio à hospedagem por meio do apontamento de DNS - embora seja simples, você pode solicitar ao suporte da hospedagem para realizar esse procedimento;
  4. Acesse o Dashboard do seu WordPress colocando /wp-admin depois do seu domínio e comece a gerenciar a plataforma, você poderá visualizar diversos temas gratuitos disponíveis no próprio painel da plataforma, na parte de Aparência;
  5. Escolha um tema e comece a publicar suas fotos!

Pode parecer um pouco confuso no início, mas com poucas horas é possível se acostumar com a plataforma e você poderá criar um portfólio online com a sua identidade.

Wix

O Wix é outra plataforma bastante popular e que pode ser usada para criar um portfólio online. Com o Wix, além dos portfólios, também é possível criar sites, blogs, lojas virtuais utilizando o mesmo conjunto de ferramentas.

É possível começar o site gratuitamente com o Wix, mas ele possui algumas limitações como a exibição de anúncios. Também não é possível associar um nome de domínio sem pagar por um plano no Wix, mas é possível conhecer a maioria dos recursos da plataforma sem um plano pago.

O ponto forte do Wix está na facilidade de uso. As ferramentas para criação de sites do Wix foram projetadas para tornar o experiência a mais fácil possível. A interface é amigável e intuitiva, com um editor que permite arrastar e soltar os elementos para construir o site.

Ao assinar um dos planos pagos do Wix, também é possível associar um nome de domínio e criar e-mails com ele. Além de ter um portfólio online com o seu nome, é possível criar também um endereço de e-mail fácil de ser lembrado, como: contato@seunome.com.

Guia rápido para utilização do Wix
  1. Crie uma conta no Wix e escolha o plano grátis para conhecer a plataforma;
  2. Escolha um tema na categoria de portfólio, existem centenas de temas que você pode usar e personalizar;
  3. Publique o site com o subdomínio grátis do Wix para visualizar online, o site terá a extensão de domínio .wixsite.com;
  4. Pronto, você já pode ter uma ideia de como vai ficar o seu portfólio online e avaliar se os valores cabem no seu orçamento.

Vale a pena conferir outras plataformas voltadas para exibição de imagens

Outras plataformas que também funcionam bem como portfólio online, são gratuitas e open-source:
  • Zenphoto
  • MediaGoblin
  • Piwigo
  • Lychee
  • Conclusão

Criar um portfólio online em uma plataforma flexível vai trazer infinitas possibilidades e ajudar na identidade visual do seu trabalho. Com opções gratuitas para começar, fáceis de usar e com bastante conteúdo na Web, não há motivo para experimentar essas ferramentas e dar uma cara nova ao seu portfólio online.

Além do portfólio, você pode aproveitar a ferramenta para um blog e compartilhar a sua experiência de trabalho. E então, o que está esperando? Comece a utilizar uma plataforma que te dará maior controle do seu trabalho!

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas a terem seu próprio espaço na web!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2018 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil