terça-feira, 1 de maio de 2018

Mostra "Heróis do Fogo" homenageia bombeiros paulistanos

maio 01, 2018 | por Resumo Fotográfico


Eles são estimados e respeitados por todos, trata-se de uma compreensiva unanimidade, afinal quem não admira os bombeiros?

Este é o tema da exposição "Heróis do Fogo", uma sincera e justa homenagem que o fotógrafo Alberto Takaoka apresenta ao público após dedicar 10 anos de trabalho registrando o intrépido cotidiano dos bombeiros, o empenho corajoso para salvar vidas e minimizar tragédias em meio a situações de extremo perigo é o conteúdo exibido nas 46 imagens impactantes da exposição que será inaugurada dia 4 de maio no Conjunto Nacional.

As qualidades destes profissionais no momento da ação como o destemor, agilidade, disciplina e técnica foram assimiladas pelo fotógrafo que atua diretamente nos momentos das ocorrências, Alberto é o único profissional que obteve autorização para acompanhá-los. Além de incêndios, presenciou muitos acidentes de automóveis, salvamentos de pessoas em diversas situações de perigo, ameaças de suicídio, pessoas soterradas e desabamentos de edificações. Os incêndios do Memorial da América Latina, em 2013, e dos seis tanques de combustíveis em Santos, em 2015, que ardeu durante 192 horas, por nove dias, foram outros eventos marcantes das coberturas fotográficas realizadas por Alberto.

Tudo começou em 2007 durante a horrível noite do acidente da TAM, Alberto estava em casa e sua atenção se voltou para a notícia na tv, sua alma de fotojornalista instintivamente despertou e ciente da urgência dos momentos históricos que necessitam ser documentados, pegou sua câmera, entrou no carro e disparou em direção ao Aeroporto de Congonhas. No primeiro momento seu interesse era a catástrofe em si. Mas logo ele se impressionou com a ação do Corpo de Bombeiros. "Comecei a perceber através das minhas lentes o lindo trabalho dos bombeiros. Então tomei a decisão de falar com o comandante da corporação para ver se eu poderia ficar mais próximo deles. Mostrei as fotos que eu já tinha feito. Eles gostaram e me autorizaram a ficar mais próximo", lembra o fotógrafo.

Dez anos depois o fotografo possui um impressionante acervo de fotografias, provavelmente o único dedicado de forma sistematizada a registrar tão próximo a ação dos bombeiros, nas palavras do curador Eder Chiodetto "este acervo é um patrimônio iconográfico que deve ser preservado tanto pelo seu potencial documental, quanto pelo seu valor estético, suas imagens não se restringem a momentos extraordinários. O cansaço, a emoção, a determinação, a coragem e o temor perpassam os semblantes desses heroicos profissionais. Fica claro, nestas fotografias, que por trás de um Corpo de Bombeiro há sempre uma legítima e pulsante alma de bombeiro".

As fotografias exibidas na exposição "Heróis do Fogo" fazem parte do livro homônimo lançado em dezembro de 2017 pela Ipsis Gráfica e Editora.

​SERVIÇO

Exposição "Heróis do Fogo" de Alberto TakaokaData: 4 de maio, sexta-feira, ​às 11h.
Local: Espaço Cultural do Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2073, São Paulo/SP