sábado, 30 de junho de 2018

A incrível foto do 'balé' de Paulinho na Copa

junho 30, 2018 | por Resumo Fotográfico

Foto: Eugênio Sávio

Na última quarta-feira (27), na vitória do Brasil sobre a Sérvia por 2 a 0, válida pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, o fotógrafo mineiro Eugênio Sávio fez um registro espetacular do jogador Paulinho no início do toque que resultaria no primeiro gol da seleção.

Eugênio só ficou sabendo que poderia tirar fotos do jogo 55 minutos antes da partida e não pôde juntar-se aos seus colegas no gramado. Teve de se contentar com a tribuna de imprensa. Porém, isso não o impediu de fazer uma das fotos mais icônicas da competição até o momento.
"Se eu pudesse, teria escolhido ficar no campo. Mas a tribuna rende boas imagens também", conta o fotógrafo à BBC News Brasil.
Paulinho, ao arrancar em direção ao gol para receber um passe de Philippe Coutinho, deixou três sérvios para trás e, com a ponta do pé direito, encobriu o goleiro, abrindo o placar. Na foto, o camisa 15 da seleção brasileira equilibra-se na ponta do pé esquerdo, como se estivesse dançando balé.


Eugênio não sabe dizer quantos cliques fez até encontrar o melhor registro. Porém, o fotógrafo rejeita a hipótese de que a imagem tenha sido um lance de sorte.
"Acho que a fotografia lida com o imprevisível e o invisível. São imagens que podem, ou não, aparecer diante do fotógrafo", diz Sávio. "Cabe ao autor ter a concentração para fotografar, ficar atento".
Logo após o jogo, Eugênio postou a imagem no Instagram. A foto viralizou rapidamente na internet, sendo compartilhada por vários famosos. O fotógrafo surpreendeu-se com o sucesso da foto nas redes sociais, onde Paulinho foi comparado a "um super-herói brasileiro" e a "um homem bola".

Eugênio, que tem seis Copas no currículo, destaca a velocidade da internet e redes sociais. Ele lembra que na Copa de 1994, nos EUA, ainda usava filmes, enviados de avião ao Brasil para que pudessem ser publicadas no país. Na quarta-feira, mal o jogo tinha acabado, a foto já estava online.

via iPhoto