quinta-feira, 7 de junho de 2018

Fotógrafo registra lava do vulcão Kilauea, Lua e Via Lactea na mesma imagem

junho 07, 2018 | por Resumo Fotográfico



Durante uma visita à Grande Ilha do Havaí, em setembro de 2016, o fotógrafo Mike Mezeul realizou um registro impressionante: em uma única imagem, ele capturou a Via Láctea, a Lua, Marte, Saturno, um clarão de irídio e a lava do vulcão Kilauea. Embora uma parte da internet pareça discordar, o fotógrafo afirma que a imagem é real. Diante de várias alegações de que seria uma montagem, Mike publicou em seu site uma explicação de como a imagem foi feita.
"Eu nunca imaginei que sairia com uma cena dessas, mas os deuses da câmera estavam me vigiando naquele dia. Então, antes que essa imagem seja destruída por aqueles que acham que não é real, eu gostaria de apresentar a imagem RAW", escreve Mike.
A imagem foi feita com uma Nikon D810 e uma lente 14-24mm, com as configurações f/2.8, 25s e ISO 2500. Mike explica que a Via Láctea e a lua estavam relativamente próximas naquela noite, mas devido a lua ser crescente, ela não refletia muita luz. Isso permitiu que a longa exposição de 25 segundos absorvesse luz suficiente da Via Láctea sem superexpor o quadro e fazer com que a lua lavasse a cena. "Qualquer lua maior naquela noite poderia ter apresentado esse problema".



Sobre o equilíbrio da luz entre a lava e o céu noturno, Mike explica que a lava estava realmente fresca, mas não completamente sobre a superfície. Essa condição permitiu que uma imagem de longa exposição e ISO alto fosse criada sem superexposição. Apenas para a esquerda do quadro estava um pouco de lava na superfície, de modo que o brilho criou um reflexo em sua lente. Ele então usou o próprio corpo para bloquear a maior parte da luz.
"Muito do que você vê nessa imagem é a lava que está esfriando e tem uma crosta que se formou sobre ela. Essa crosta reduziu enormemente a quantidade de brilho da lava e permitiu que apenas pequenas rachaduras mostrassem a bela lava vermelha brilhando."
O fato de ser capaz de capturar Marte, Saturno e um clarão de Iridium (quando as antenas de um satélite de comunicação refletem a luz solar diretamente na superfície da Terra), Mike conta que foi "pura sorte". Quanto ao pós-processamento, ele afirma ter feito apenas algumas correções de balanço de branco, um pouco de ajustes de contraste, um pequeno corte, um pouco de redução de ruído e a remoção de hot pixels. Veja abaixo a imagem com a indicação de cada elemento:



via iPhoto