sexta-feira, 8 de junho de 2018

Galeria Utópica recebe a mostra “Santuário”, de André Cunha

junho 08, 2018 | por Resumo Fotográfico

Quais os caminhos da humanidade? A exposição revela uma família que se movimenta na contramão do mundo contemporâneo para, simplesmente, permanecer como é; como um dia fomos todos


Neste sábado (9), em São Paulo, a Galeria Utópica recebe a exposição “Santuário”, do fotógrafo fluminense André Cunha. A série recebeu a Menção Honrosa no Prêmio Brasil Fotografia 2016 e foi exposta pela galeria durante o ‘The Photography Show’ da AIPAD, Nova York, em abril de 2018, quando passou a integrar a ‘The Joe Baio Collection of Photography’, uma das mais importantes coleções privadas de fotografias dos Estados Unidos.

“Santuário” é um trabalho iniciado por André Cunha em 2016, quando o fotógrafo começou sua busca por pessoas vivendo afastadas da sociedade convencional. Então, deparou-se com uma família que vive na Região Sul do Brasil, seguindo um modo de vida analógico pouco comum, e encontrou o que buscava: o sagrado no cotidiano, a qualidade dos encontros, a robustez inventiva em elementos simples, a pressa se esvaindo.

De origem alemã, o patriarca chegou ao país em 1994 onde conheceu e se casou com sua companheira brasileira. Os quatro filhos são alfabetizadas pelos pais em português e alemão e vão para a escola rural ao completarem seis anos, destacando-se como excelentes alunos. A família subsiste da agricultura, alheia às comodidades atuais, produzindo seu próprio sustento material e espiritual, calcado em uma vida natural, sustentável e simples, porém repleta de peculiaridades, reflexos de uma proposta alternativa. Junto a uma atitude desprovida de complexidade, coexiste o que poderíamos chamar de excentricidade, seja por seu visagismo, que foge à estética mais tradicional, ou mesmo por seu modo de vida, descartando as benesses do mundo tecnológico, do qual muitos de nós não conseguimos mais viver à margem.

Dentro do universo retratado, onde muitos enxergariam escassez, André Cunha enxergou potência e beleza. A sensualidade que emana das imagens do dia a dia dessa família nos faz pensar no Amor e na Natureza, as duas energias primordiais que deveriam nortear nossa existência.

SERVIÇO
Exposição “Santuário”, de André Cunha
Abertura: 9 de junho de 2018, de 11h às 17h
Período: de 12 de junho a 28 de julho de 2018
Horário: de terça a sexta-feira, de 11h às 19h e aos sábados, de 11h às 17h
Local: Galeria Utópica - Rua Rodésia, 26, São Paulo/SP
Informações: (11) 3037-7349 | www.utopica.photography