terça-feira, 21 de agosto de 2018

Verve Galeria exibe individual de Guilherme Licurgo

agosto 21, 2018 | por Resumo Fotográfico


A Verve Galeria inaugura “Manifesto”, do fotógrafo brasileiro Guilherme Licurgo, sob curadoria de Ian Duarte Lucas. Composta de quinze trabalhos inéditos, esta é sua produção de conteúdo mais político já apresentado. Fruto de seu cultivado olhar crítico, o fotógrafo lança luz sobre a histórica exclusão da população brasileira nos processos de tomada de decisão no país.

Mergulhado dramaticamente em uma interminável crise política e econômica, o Brasil encontra-se em situação caótica. Diante deste contexto, a nova série de Guilherme Licurgo ganha ainda mais relevância com a proximidade das eleições presidenciais, tomando como ponto de partida a generalizada sensação de ausência de diálogo entre cidadão e governo, ainda mais sensível neste período. Nos dizeres do fotógrafo: “'Manifesto’ é a dialética entre o indivíduo e o coletivo. Uma representação de pensamentos apoiados nas máximas de grandes referências da Sociologia e da Filosofia, que se desenrolam ao me redor, aqui e agora”.

A partir de referências de pensadores clássicos, tais como Hegel e Émile Durkheim, passando pelos contemporâneos Zygmunt Bauman e Slavoj Žižek, Guilherme Licurgo encontra nesses pensadores o fio condutor de sua pesquisa. “Em sequências de cheios e vazios, de multidões e solidões, o fotógrafo aponta com maestria a relação entre a esfera individual e coletiva, em cenas que não precisaram ser produzidas, cujo significado aparece no simples registro da realidade”, comenta Ian Duarte Lucas.

Para além de uma constatação pessimista, o trabalho coloca em discussão o atual estado das coisas, convite para uma ação transformadora, encontrando na máxima “O verdadeiro é o todo”, de Hegel, a sua redenção. Desta forma, o fotógrafo assina o seu manifesto. “Vemos ali os corpos - tão característicos de seu trabalho - mais do que nunca presentes: toda a sua potência manifestando o devir político do coletivo”, conclui o curador.

SERVIÇO

Exposição “Manifesto”, de Guilherme Licurgo
Abertura: 21 de agosto de 2018, terça-feira, às 19h
Período: 22 de agosto a 22 de setembro de 2018
Horários: de terça a sexta-feira de 10h às 19h e aos sábados de 11h às 17h
Local: Verve Galeria – Rua Lisboa, 285, Jardim Paulista, São Paulo/SP
Informações: (11) 2737-1249 | www.vervegaleria.com