sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Museu da Fotografia Fortaleza inaugura sua primeira mostra internacional com o fotógrafo Roger Ballen

setembro 07, 2018 | por Resumo Fotográfico

“Mind Games” apresentará imagens inéditas, que garantem provocar o imaginário do público


O Museu da Fotografia Fortaleza inaugura neste sábado, 8 de setembro, sua primeira exposição internacional. “Mind Games”, do aclamado fotógrafo norte americano Roger Ballen, tem curadoria da artista portuguesa Ângela Berlinde, que já revelou ser uma exposição norteada pelo sentido da existência humana, convidando o público a uma travessia pelas profundezas da mente, despertando discursos enigmáticos enquanto dialoga verdade e ficção, prometendo causar desassossego e transportar o visitante para um enigma de metamorfoses reais e simbólicas.

Cerca de 60 obras compõem este acervo inédito no Norte e Nordeste, construído durantes as últimas 4 décadas de trabalho de Roger Ballen. As imagens estarão expostas em médio e grande formato, sendo a maioria em preto e branco, com um diferencial: a exibição das imagens a cor, produzidas pela primeira vez por Ballen, que são criações mais recentes.

A estética de “Mind Games” mostra figuras absurdas e um elenco de personagens sobrenaturais, recorrente na obra do artista. Ele “é conhecido por evocar o absurdo da condição humana e por criar imagens perturbadoras e inesperadamente familiares, que são o reflexo de uma jornada psicológica pessoal. Ao longo da sua carreira, somam-se as imagens icônicas que realizou em lugares ruinosos, habitados por pessoas que vivem de forma extrema, à margem da sociedade. O objetivo de Ballen sempre foi o mesmo: questionar o significado e sentido da existência humana”, explica a curadora.

É mais um acervo de destaque, que passa pelo Museu da Fotografia Fortaleza, fazendo um convite para vivenciar a arte em diferentes linguagens. Além da inauguração da exposição, teremos dois momentos importantes: uma visita mediada, às 10h, e no horário de abertura da mostra, às 14h, uma palestra com o artista. No horário da manhã, o equipamento receberá exclusivamente quem estiver inscrito pelo Sympla. A visita mediada contará com as presenças de Roger Ballen, Ângela Berlinde e integrantes do educativo do MFF. A programação é gratuita e uma oportunidade incrível para conhecer mais da trajetória do artista e suas motivações e inspirações.


SERVIÇO:

Exposição “Mind Games”
Abertura: 8 de setembro de 2018, às 14h
Visita mediada: 10h (inscrições pelo Sympla e capacidade máxima para 40 pessoas)
Local: Museu da Fotografia Fortaleza – Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Informações: (85) 3017-3661
Censura: 16 anos