quinta-feira, 20 de setembro de 2018

O renascer feminino pelas lentes de Aline Macedo

setembro 20, 2018 | por Gabriela Brina


“Serpentear”, série de Aline Macedo, é um projeto que captura em suas imagens um processo de transformação acerca da figura feminina, que se despede daquilo que está para desaparecer e no final renasce a partir do que já se foi, desafiando a forma, empreendo a cisão, aceitando o novo e transfigurando as próprias identidades.

A câmera serviu como mediadora do processo . A metáfora da transformação é representada pela mudança na forma dos cabelos , o corte , e atua como símbolo da ruptura com a cobrança social a qual as mulheres são submetidas constantemente pela mídia e pela sociedade, que impõe modos e modas para as mulheres. Um corpo investiga suas bordas: molda-se ao espaço do frame, compõe grafias e geometrias, interage com o que tange, o que comporta e o que o limita.
“Uma mulher deseja livrar-se do peso de ser sempre uma só e então ver-se corpo outro a habitar espaços. O desejo propõe a experiência de algo além do conforto inerente ao ato de se performar com cabelos longos e cacheados, marca definidora de sua identidade por todos aqueles que a conheciam.”