domingo, 28 de outubro de 2018

Fotografia de manifestante palestino é comparada com obra do pintor Eugène Delacroix

outubro 28, 2018 | por Resumo Fotográfico

Mustafa Hassouna/Getty Images

Com o torso nu, segurando uma bandeira palestina em uma mão e uma funda na outra, a imagem do jovem palestino A’ed Abu Amro protestando na Faixa de Gaza viralizou na internet durante a última semana, ganhando diversas analogias. A cena chegou a ser comparada com a história dos personagens bíblicos Davi e Golias, assim como com a pintura “A Liberdade guiando o povo”, do artista francês Eugène Delacroix.

A imagem do jovem manifestante foi registrada na última segunda-feira, 22 de outubro, pelo fotógrafo Mustafa Hassouna, para a rede de notícias turca Andalou. Para a Al Jazeera, o jovem contou que participou dos protestos toda semana, e nem percebeu que havia sido fotografado. Contou, ainda, que a bandeira que carregava é a mesma que carrega em todas as manifestações e que viu a foto pela primeira vez por intermédio de amigos.

Obra de Delacroix

As comparações da foto de Hassouna com a pintura de Delacroix tornaram-se inevitáveis, não apenas pela questão estética, mas principalmente pelos contextos históricos da obra e do momento atual da Palestina. A obra de Delacroix foi inspirada em um dos momentos mais importantes da história da França, a Revolução de 1830, que derrubou o Rei Carlos X.