quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Festival co-fluir propõe diálogo sobre o tempo da imagem

novembro 01, 2018 | por Resumo Fotográfico

Corinne Noordenbos

A segunda edição do co-fluir traz o tema “O tempo da imagem” e convida grandes fotógrafas e fotógrafos do Brasil e do mundo para dialogar e celebrar a fotografia. O festival será realizado em Belo Horizonte entre os dias 14 e 18 de novembro e contará com rodas de conversa, palestras, exposições, saída fotográfica, leituras de portfólio, oficinas, feira fotográfica e outras atividades.

As convocatórias para seleção de fotografias estão com inscrições abertas até o dia 3 de novembro. Neste ano serão três categorias: foto única, ensaio e publicações impressas. A proposta é fomentar a fotografia nos diferentes momentos do processo criativo. Os artistas selecionados na categoria foto única terão suas fotos expostas durante o festival na A Central, um dos locais que vai receber o co-fluir; na categoria ensaio serão colados lambe-lambe em diversos locais da cidade; e as publicações impressas serão lançadas também durante o evento na A Central.

O festival é realizado por um coletivo independente de fotógrafos e traz, neste ano, uma loja virtual onde serão comercializadas fotografias de vários artistas. O dinheiro arrecadado com as vendas irá custear a programação do festival, como infra-estrutura e a vinda de convidados. A loja estará no ar a partir de quarta-feira, dia 31-10, e poderá ser acessada pelo site www.cofluir.com.br.

A fotografia e o flanar pelas ruas continuam sendo a motivação do festival, que este ano pretende ir além e dialogar sobre o tempo da imagem, ampliando o diálogo entre diferentes áreas da fotografia. A proposta é pensar e refletir sobre esse tempo, sempre presente na fotografia, desde à concepção da imagem à sua publicação. Propomos uma imersão com diálogos, troca de experiências e questionamentos sobre esse fazer íntimo e subjetivo que é o ato de fotografar. A maior parte da programação é gratuita. As exceções são para as oficinas e leitura de portifólio.

Dentre os fotógrafos convidados estão a pernambucana Bárbara Wagner; a holandesa Corinne Noordenbos; Nitro Imagens, Coletivo Mofo e o Erro 99, de Belo Horizonte; Guilherme Galembeck; Gustavo Morita; Hudson Rodrigues, Ilana Bar, de São Paulo; e a paraense Nayara Jinkinss.

SERVIÇO

Festival co-fluir – Encontro de Fotografia “O tempo da imagem”
Data: 14 a 18 de novembro/2018
Local: Belo Horizonte/MG
Informações: www.cofluir.com.br