quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

7 lições que Pablo Picasso pode nos ensinar sobre fotografia

fevereiro 20, 2019 | por Resumo Fotográfico


Parte do processo de aprender e aprimorar o trabalho fotográfico consiste em buscar inspiração de outras mentes criadoras de diferentes segmentos artísticos, como pintores, escritores, músicos, etc. Em artigo para o site PetaPixel, o fotógrafo Anthony Epes compartilha algumas lições que ele aprendeu a partir das ideias do consagrado pintor espanhol Pablo Picasso.

“Eu tenho passado muito tempo na Espanha ultimamente, perto do local de nascimento de Pablo Picasso. Depois de visitar museus para ver seu trabalho e ler mais sobre suas criações, me peguei pensando sobre algumas das idéias sobre as quais ele falou em relação à criação de arte. Algumas de suas ideias são fantasticamente inspiradoras e eu gostaria de compartilhá-las.”

1. “O artista é um receptáculo para as emoções que vêm de todos os lugares: do céu, da terra, de um pedaço de papel, de uma forma passageira, de uma teia de aranha.” – Pablo Picasso

Onde quer que você esteja, você está absorvendo a energia e as emoções de tudo ao seu redor. Se você está no estado mental correto, de estar aberto e receptivo, pode ajudar a gerar ideias maravilhosas. Ser pacífico e quieto - realmente olhando para as coisas, não necessariamente de uma maneira super focalizada, mas apenas permitindo que sua atenção se desvie - é muito útil para a sua criatividade. Isso ajuda a nos afastar da nossa enxurrada habitual de pensamentos (e coisas para fazer) e nos permite conectar com o mundo ao nosso redor, e extrair ideias dele.


2. “Se ao menos pudéssemos arrancar nosso cérebro e usar apenas nossos olhos.” – Pablo Picasso

A mente é um lugar ocupado. Parece sempre ter muito o que resolver, pensar e organizar. Mas a mente ocupada é o pior estado em que você pode estar ao tirar fotos. Aprender a ver é aprender a ignorar essa mente ocupada e analítica e a se tornar presente, aprendendo a observar o mundo ao seu redor. Está entrando em contato com o momento presente.

3. “Se eu pintar um cavalo selvagem, você pode não ver o cavalo... mas certamente você verá a selvageria!” – Pablo Picasso

Muitas vezes pensamos, especialmente como fotógrafos, que estamos fotografando o que vemos. Claro, devemos “ver”. Mas também estamos fotografando algo que gerou um sentimento em nós. Algo que investigou e provocou nosso interesse. Nós vemos, sentimos e depois criamos. E o que você acaba criando pode ser qualquer coisa! Pode parecer com qualquer coisa, sentir como qualquer coisa - a fotografia, sua arte, é sua para fazer o seu próprio.


4. “Para saber o que você vai desenhar, você tem que começar a desenhar.” – Pablo Picasso

Isso é o mesmo para qualquer meio criativo. Se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Apenas comece, e geralmente é quando as ideias começam a fluir. Em vez de esperar por inspiração, saia e deixe as ideias encontrarem você quando estiver no lugar perfeito para fazer algo com elas com a sua câmera na mão!

5. “Quanto mais técnica você tem, menos você precisa se preocupar com isso. Quanto mais técnica houver, menos há.” – Pablo Picasso

Essa citação resume muito sobre o motivo pelo qual a técnica de aprendizado facilita as coisas quando estamos criando. Quando você conhece seu kit, não é interrompido quando está no fluxo criativo. Em vez de lutar com sua câmera, você pode ficar totalmente absorvido naquele lindo local, aquele assunto interessante, ou absorver a luz e criar algumas imagens incríveis. Você se torna tão à vontade com suas ferramentas que sua criatividade simplesmente assume o controle.


6. “Estou sempre fazendo aquilo que não posso fazer para aprender como fazer isso.” – Pablo Picasso

Não saber fazer algo é uma oportunidade para exercitar a mente e aprender e ver algo de uma maneira diferente. Mantenha-se jovem e sua mente ágil, aprendendo coisas novas.
“Ele pode quem pensa que pode, e não consegue quem pensa que não pode. Esta é uma lei inexorável e indiscutível.”
7. “Na arte, as intenções não são suficientes e, como se diz em espanhol, o amor deve ser comprovado por atos e não por razões. O que se faz é o que conta e não o que se tem intenção de fazer. ” – Pablo Picasso

Nunca há melhor momento para fazer algo do que agora, então pare de planejar e postergar e comece.

Fonte: PetaPixel (via iPhoto)