sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Os melhores filmes documentais sobre fotógrafos reais

fevereiro 22, 2019 | por Resumo Fotográfico

O conhecimento técnico e talento são apenas alguns dos componentes para alcançar trabalhos fotográficos impressivos. Muito do que torna um fotógrafo realmente relevante acontece atrás das câmeras. Seus sonhos, seus anseios e medos, sua forma de se relacionar com as pessoas e com o mundo. Neste artigo, apresentamos uma lista de filmes documentais sobre fotógrafos reais que mostram um pouco dessas relações.

Helmut Newton: Frames from the Edge (1989)


Conhecido por suas imagens eróticas de belas mulheres, Helmut Newton (1920-2004) é um dos nomes mais emblemáticos da história da fotografia de moda e publicidade. Este documentário, filmado enquanto o alemão-australiano estava na casa dos sessenta anos, segue-o através de sessões em Los Angeles, Paris, Monte Carlo e Berlim. É uma brincadeira divertida e nunca leva o assunto muito a sério; na verdade, é tanto um documento dos excessos berrantes da indústria da moda dos anos 80 quanto um olhar perspicaz por trás das lentes de um fotógrafo.

Richard Avedon: Darkness and Light (1995)


Richard Avedon (1923-2004) foi um fotógrafo de retratos que revolucionou o mundo da fotografia de moda e publicidade na segunda metade do século XX. Este documentário sólido, da série “American Masters” da PBS, leva você através de sua vida e carreira através de entrevistas, comentários de celebridades e filmagens originais. Os destaques incluem as histórias de Avedon sobre como Marilyn Monroe “dançou livremente” em seu estúdio por horas e como, em 1952, Charlie Chaplin o chamou inesperadamente e deu uma volta por uma visita.

War Photographer (2001)


Nascido em 1948, James Nachtwey é um fotojornalista norte-americano que recebeu cinco vezes a Medalha de Ouro Robert Capa do Clube de Imprensa Ultramarina, além de dois prêmios World Press Photo. Este documentário suíço o segue enquanto ele viaja para zonas de conflito em todo o mundo. Simplesmente observar o homem no trabalho seria o suficiente para engajar a maioria dos espectadores, mas esse documentário vai além de apenas explicar seu processo, e mergulha fundo na psique de Nachtwey, enquanto ele responde a perguntas desafiadoras sobre a ética e as emoções que cercam seu trabalho.

Alfred Stieglitz: The Eloquent Eye (2001)


Alfred Stieglitz (1864-1946) foi um fotógrafo americano que foi fundamental em fazer da fotografia uma forma de arte aceita, tanto por meio de seu próprio trabalho quanto pelas galerias de Nova York que administrava. Este documentário completamente pesquisado da PBS traça a carreira e a influência do homem cujo trabalho foi descrito por Edward Steichen “como nenhum outro feito por qualquer outro fotógrafo”. Ao longo do caminho, você tem a chance de ver não apenas suas fotos mais famosas, mas também suas imagens menos conhecidas; desde as primeiras imagens da vida camponesa européia até as vistas dos arranha-céus de Nova York vistos de sua janela.

Henri Cartier-Bresson: The Impassioned Eye (2003)


Uma das figuras mais importantes na história da fotografia, Henri Cartier-Bresson (1908-2004) foi um frustrado pintor francês que foi pioneiro no gênero de fotografia de rua, e famoso definiu a disciplina como “capturando um momento decisivo”. Filmado pouco antes de sua morte, este documentário vê o artista notoriamente tímido da imprensa revisar seu impressionante portfólio de imagens icônicas, do funeral de Gandhi à queda da China, enquanto historiadores e colegas exploram seu impacto e influência sobre os outros.

William Eggleston: In the Real World (2005)


Um dos primeiros na profissão a legitimar a fotografia colorida como um meio artístico, William Eggleston tem sido uma figura divisória, não menos importante por sua espetacular mostra de 1976 no MoMA de Nova York, descrito como “a mais odiada mostra do ano”. Este documentário o segue em viagens a Kentucky, Los Angeles, Nova York e Memphis, onde tira fotos nas ruas e em lojas locais, resmungando por completo, e freqüentemente em desacordo com seu entrevistador, Eggleston é resistente a intelectualizar ou até mesmo analisar seu trabalho, mas só de ver esse fotógrafo mestre andar, falar e fotografar é um prazer por si só.

Annie Leibowitz: Life Through a Lens (2008)


Nascida em Conneticut em 1949, Anna-Lou 'Annie' Leibovitz é possivelmente a fotógrafa mais famosa do mundo. Este documentário, dirigido por sua irmã Barbara Leibovitz, traça as influências que a moldaram, desde a infância até sua transição da Rolling Stone para a Vanity Fair, até relacionamentos pessoais posteriores incluindo a maternidade. Embora as partes mais negativas de sua história (como o vício em drogas) sejam contornadas, esse ainda é um fascinante olhar para uma carreira tumultuada, mas em última instância triunfante, na fotografia.

Guest of Cindy Sherman (2009)


Nascida em 1954, a fotógrafa norte-americana Cindy Sherman é mais conhecida por seu trabalho de subverter os estereótipos das mulheres na mídia. Em vez de um filme biográfico direto, o filme enfoca a relação malfadada entre Sherman e Paul HO, uma estrela da TV a cabo. Se você está procurando um antídoto para documentários excessivamente sentimentalizados ou simplificados, e quer ver algo um pouco mais realista e complexo, este é um divertido relógio.

Smash His Camera (2010)


Nascido em 1931, Ronald Edward Galella, também conhecido como Ron Galella, é um dos fotógrafos mais controversos da história. Apelidado de “O Poderoso Chefão da Cultura dos Paparazzi dos EUA” pela revista Time, ele tirou mais de três milhões de fotografias de figuras públicas e ganhou notoriedade por meio de suas lutas com Jacqueline Onassis e Marlon Brando. Embora este documentário premiado puxe seus socos na ética de seu ofício, ainda é um olhar agradável por trás das lentes de um dos personagens mais coloridos da indústria.

Somewhere to Disappear (2010)


Baseado em Minneapolis, Alec Soth é um fotógrafo americano conhecido por documentar a vida e paisagens nos estados do meio-oeste. Este documentário segue em frente quando ele embarca em seu projeto “Broken Manual”, sobre homens que estão tentando desaparecer da sociedade vivendo em lugares como uma caverna ou um abrigo no deserto. Dirigindo um caminho cuidadoso entre empatia e voyeurismo, tudo é lindamente filmado, enquanto a natureza quieta e meditativa da narrativa é perfeita para o assunto frequentemente perturbador.

McCullin (2012)


Donald (também conhecido como Don) McCullin é um fotojornalista britânico famoso por suas imagens de conflitos em lugares como Berlim, Chipre, Congo, Biafra, Vietnã, Camboja, Líbano e Estados Unidos. Este documentário convencional ainda informativo apresenta extensas entrevistas com o fotógrafo e seu editor do Sunday Times, Harold Evans, ambos falam clara e francamente sobre tudo, desde a abordagem de McCullin à composição para a ética de sua profissão.

Bill Cunningham New York (2012)


Bill Cunningham (1929-2016), um fotógrafo de moda do The New York Times, era conhecido em toda parte por sua fotografia de rua sincera. Este mostra mostra seu trabalho no estúdio, no escritório e em casa, e inclui entrevistas com amigos como Tom Wolfe, David Rockefeller, Brooke Astor e Anna Wintour da Vogue. Cheio de diversão e inteligência, este é um filme edificante que encapsula perfeitamente a profunda paixão de Cunningham por sua vocação.

Finding Vivian Maier (2013)


Poucas pessoas viram a fotografia de rua de Vivian Maier (1926-2009) em sua vida. Mas mais de 100 mil imagens da babá de Nova York foram descobertas após a sua morte, e ela é agora considerada uma das maiores fotógrafas do século XX. Este documentário indicado ao Oscar conta a história fascinante desta descoberta post-mortem e apresenta fotografias e filmes nunca antes vistos, assim como entrevistas com pessoas que pensavam conhecê-la.

O Sal da Terra (2014)


O brasileiro Sebastião Salgado é um dos nomes mais reverenciados no fotojornalismo moderno. Este documentário, dirigido por Wim Wenders e o filho de Salgado, Juliano, traça a linha do tempo de sua vida, começando com seu exílio do Brasil e sua transição de economista para artista fotográfico. Da fome etíope ao genocídio ruandês, suas fotos muitas vezes não são para os fracos de coração, mas os cineastas conseguem um bom equilíbrio entre uma mensagem desesperada e esperançosa neste tributo a um homem cujo trabalho inspira jornalistas em todo o mundo.

Veja também: Os melhores filmes dramáticos sobre fotógrafos reais

Fonte: Digital Camera World