quarta-feira, 3 de abril de 2019

Festival Amparo em Foco chega a sua 4ª edição

abril 03, 2019 | por Resumo Fotográfico

Francisco Baradel

Pelo quarto ano consecutivo, a cidade de Amparo, localizada no Circuito das Águas Paulista, recebe o Amparo em Foco, um festival de fotografia que cresce a cada ano e tem conquistado força e prestígio no interior de São Paulo. O evento acontece entre os dias 4 e 14 de abril, no centro histórico da cidade e conta com mais de 30 atividades, entre exposições, palestras, oficinas, saídas fotográficas, exibições de filmes e rodas de conversa sobre cinema.

Em seu primeiro fim de semana, o festival Amparo em Foco traz também a Feira Gastronômica, evento tradicional da cidade que reúne arte e gastronomia; a exposição do Varal Fotográfico e a Feira do Cavalete do coletivo paulistano VivaRua, ambos no Jardim Público, no centro de Amparo.

Com uma extensa programação, os destaques deste ano ficam por conta da artista autodidata, já consagrada no universo da fotografia, Tina Gomes; do fotógrafo, colecionador e curador Marcos Varanda; do fotojornalista especializado em turismo Tales Azzi; do diretor de cinema Fábio Mendonça e do fotógrafo Beto Ambrosio. Destaque também para as dez oficinas com os fotógrafos Carlos Rincon, Renan Nakano, Alex Gimenes, Lulu Ferreira, Ricardo Rojas e Marcelo Lima.

Dentre as exposições, destaque para a coleção “Photo Nature Brasil” e “Photo Nature Internacional”, da Associação Jauense de Ambiente e Cultura; a exposição “Resistência Xirixana”, de J. Pavani, com imagens da tribo indígena do Alto Mucajaí, em Roraima; a exposição “Luzes do Além”, da artista estreante Jaqueline Artes e as imagens “Mãos à Obra” de Raoni Frizzo.

O festival traz em sua programação a 1º Mostra de Cinema Cléo de Verbenera, uma homenagem à amparense Jacira Martins da Silveira. Apagada da memória coletiva brasileira, com o nome artístico "Cléo de Verbenera", foi uma das mulheres mais importantes do cinema do nosso país. É dela o primeiro filme escrito, produzido, dirigido e atuado por uma mulher no Brasil, com o longa “O Mistério do Dominó Preto”, de 1930. A mostra traz rodas de conversas com Nelson Machado, membro da Academia Brasileira de Cinema, os produtores culturais Felipe Filgueiras, Alexandre Cruz e Rafael Leopoldi, além da participação do diretor de cinema Fábio Mendonça.

SERVIÇO

Festival Amparo em Foco 2019
Data: de 4 a 14 de abril de 2019
Local: Amparo, São Paulo
Informações: www.amparoemfoco.com.br