quinta-feira, 2 de maio de 2019

6 dicas para fotografar tubarões com segurança

maio 02, 2019 | por Resumo Fotográfico


O registro de tubarões é uma parte popular e emocionante da fotografia subaquática. Muitos fotógrafos viajam pelo mundo para se aproximar e se relacionar com essas criaturas misteriosas. Se você está planejando começar a fotografar tubarões, é importante ler alguns dos itens abaixo para manter a si mesmo e às criaturas que você está em segurança.

O sensacionalismo que cerca os tubarões não é uma coisa nova e os tubarões ainda são muito demonizados. Segundo a fotógrafa Joanna Lentini, registrar essas criaturas incompreendidas nos dá a oportunidade de abrir mentes, mas, como em todas as fotografias de animais selvagens, é preciso tomar precauções. Em artigo para o site Fstoppers, ela apresenta uma série de dicas de segurança:

  1. Não aja como uma presa: É um desses conselhos do senso comum, mas é interessante a frequência com que as pessoas tendem a esquecer isso. Alguns mergulhos dedicados à fotografia de tubarões giram em torno de mergulhadores que se sobrecarregam para ajudar com quaisquer correntes que possam estar presentes. O peso ajuda os mergulhadores a chegarem rapidamente ao fundo do mar e a ficarem parados quando estiverem lá. Os movimentos espasmódicos intrigam os tubarões e devem ser minimizados. Isto é especialmente verdadeiro para as suas barbatanas. Manter tudo estável é fundamental.

  2. Use o equipamento adequado: A maioria dos operadores de mergulho de tubarão irá aconselhá-lo a usar um traje preto, capuz e luvas, com a ideia de expor o mínimo de pele possível. Embora eu tenha visto alguns operadores de tubarões menos avessos ao risco mergulhando em nada além de bermudas, acho que é uma boa sugestão. Há várias coisas no oceano além de tubarões que uma roupa de mergulho pode protegê-lo.

  3. Deixe seu equipamento brilhante em casa: Aparentemente, alguns tubarões também estão intrigados com equipamentos brilhantes. E eu não os culpo! Por exemplo, eu amo minha máscara brilhante, mas para mergulhos com tubarões, eu tive que trocá-la por algo menos reflexivo. De vez em quando, os tubarões também são atraídos por flashes de câmera. Se um tubarão mostra interesse em seu strobe, tenha em mente que é uma luta que você não vai ganhar, então não tente!

  4. Espaço pessoal: Alguns tubarões, particularmente as espécies maiores e mais confiantes, não obtêm realmente a coisa do espaço pessoal. Sua carcaça da câmera adiciona uma boa barreira entre você e um tubarão excessivamente curioso. Mas por favor, não bata com os tubarões. Se você estiver desconfortável, use a caixa para afastá-los sem tocá-los.

  5. Fique de olho em você: Grandes tubarões-martelo são algumas das criaturas mais flexíveis que eu fotografei. Fique de olho em você quando eles passarem. Eles literalmente se dobram ao meio e mudam de direção em meros segundos. Os tubarões-tigre não são tão ágeis quanto furtivos. Eles são conhecidos por se esgueirarem atrás de mergulhadores de vez em quando. Eu percebo que, dado o seu tamanho, é um pouco confuso como isso pode ser verdade. Apenas mantenha seus olhos abertos e não tome nada como garantido. Antes de reservar sua viagem, vale a pena perguntar se o operador possui um mergulhador de segurança. Um par extra de olhos pode certamente ajudar em condições menos que ideais.

  6. Mantenha-se fora da linha Chum: A menos que você queira sentir o cheiro de um peixe morto, evite posicionar-se na linha de amigos. Em vez disso, plante-se a um dos lados da linha de amigos. O chum, que é usado para atrair tubarões, se move com a corrente e pode mudar várias vezes durante o curso de um mergulho. Fique de olho no seu guia e fique a uma boa distância da caixa e à direita ou à esquerda. A linha de amigos é útil porque ajuda os fotógrafos a antecipar de onde os tubarões virão. No entanto, se a corrente morrer, os tubarões podem parecer confusos, pois o amigo permanecerá na coluna de água. Neste ponto, os tubarões podem vir de todas as direções. Este é um bom momento para parar de fotografar e focar os olhos com mais cuidado em seu entorno.

Embora existam outras precauções de segurança, Joanna afirma que essas estão entre as mais importantes. “Pesquise bem o operador e ouça o que ele diz - eles sabem o que é melhor. Todos os itens acima foram comunicados por vários operadores de mergulho de tubarão em todo o mundo.”

“Fotografar tubarões é uma das coisas mais incríveis que você pode fazer com uma câmera, mas, por favor, mostre a eles o respeito que eles merecem. Somos convidados em sua casa e devemos usar nossas imagens para inspirar os outros, em vez de evocar o medo”, conclui Joanna.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Joanna, acesse seu site ou Instagram.