quinta-feira, 6 de junho de 2019

Ateliê da Imagem recebe a Feira URCA de Arte Impressa

junho 06, 2019 | por Resumo Fotográfico


No próximo sábado (8), o Ateliê da Imagem recebe a V Feira URCA de Arte Impressa e abertura da exposição “Tornaras”, de Rodrigo Pinheiro, com curadoria de Claudia Tavares e Marcia Mello.

“Desde 2014, quando produzimos a primeira feira URCA, parceria com Lp press, o evento cresceu: agregou dezenas de colaboradores, circulou o trabalho de centenas de artistas de todo o Brasil e do mundo e fincou a bandeira da arte impressa independente na cena cultural da cidade.”

A produção da feira é da {Lp} press e Ateliê da Imagem, com programação visual de Bernardo Cople e João Paulo Pereira. Colaboração: Ana Luiza Fonseca. Comidinhas veganas deliciosas por conta da Kombesouro e lounge com a maravilhosa Kelly Lima.

Exposição “Tornaras”

Primeira exposição individual do artista Rodrigo Pinheiro, “Tornaras” foi o trabalho vencedor do Prêmio Ateliê da Imagem Melhor Portfólio 2018 e é formada por 23 imagens impressas em dimensões variadas e uma escultura. São fotografias que tomam a forma de uma longa e íntima carta à memória de alguém. A fotografia veio como um resgate. Diante da câmera está a performance, o autorretrato e, parafraseando um mestre da justaposição entre o documental e a ficção, a dupla função imaginária do cinema. Abbas Kiarostami escreveu, ao se referir a ideia de verdade e mentira, que procura “realidades simples escondidas atrás das realidades aparentes”. Essa performance foi feita enquanto esquecíamos de que era uma performance.

Nas palavras das curadoras Claudia Tavares e Marcia Mello, “O recorte curatorial proposto em Tornaras, exposição inaugural de Rodrigo Pinheiro, evidencia símbolos, através de registros de objetos e momentos ligados a uma convivência amorosa. A presença humana se faz sentir no vestígio de uma ação, numa encenação, na construção de um objeto, sempre afetivo e poético. Emblemas, fragmentos, rastros de um movimento nos incitam a fabular e imaginar os personagens da trama num jogo onírico de percepções”.