sábado, 12 de setembro de 2020

3 documentários sobre mulheres na fotografia

setembro 12, 2020 | por Thais Andressa

Para os apaixonados por fotografia, que estão sempre buscando referências, separamos três documentários sobre a atuação feminina no campo fotográfico. Que tal aproveitar a quarentena e se inspirar com trabalhos incríveis?

A Fotógrafa

O audiovisual conta a história da fotógrafa e jornalista Taghree At Allah, moradora da cidade de Gaza e que começou a fotografar quando sua irmã a presenteou com uma câmera. Um trabalho emocionante e que narra a paixão de uma mulher em contar histórias e registrar olhares. Em um dos momentos do documentário, Taghree relata que gosta de caminhar pelas ruas da cidade, pois, é onde ela consegue capturar ideias para seus artigos e retratar os habitantes. “Há tantos outros lugares em Gaza que eu sinto que deveria fotografar, para expor a verdadeira situação da localidade, para além da guerra, da morte, da destruição. Alguém já pensou nessas pessoas que vivem em Gaza?", diz Taghree. Que tal dar um passeio pelo cotidiano da fotógrafa e sua forma de ver o mundo?



F.o.t.o.g.r.á.f.i.c.a.s

Qual espaço a mulher ocupa na história da fotografia? O documentário F.o.t.o.g.r.á.f.i.c.a.s reúne entrevistas com 17 fotógrafas brasileiras, com uma abordagem sobre experiências, desafios na profissão e aspectos históricos da inserção da mulher no âmbito fotográfico. Fotógrafas iniciantes e já experientes, desde fotojornalistas, àquelas que encontram na fotografia um viés mais artístico, e que possuem trabalhos inspiradores. A obra cita referências que deixaram um legado marcante: Julia Margaret Cameron (1815-1879), Gertrude Kasebier (1852-1934), Alice Austen (1866-1952) e Berenice Abbott (1898-1991). Aproveite para se aprofundar nos trabalhos das fotógrafas brasileiras protagonistas do documentário: Agnes Cajaiba, Arlete Soares, Carla Galrão, Cristina Damasceno, Helemozão, Isabel Gouvêa, Margarida Neide, Mariana David, Marina Silva, Maureen Bisilliat, Nair Benedicto, Rejane Carneiro, Rosa Bunchaft, Shai Andrade, Shirley Stolze, Sora Maia e Valéria Simões.



Fé Menina

Um dos grandes nomes da fotografia brasileira é Nair Benedicto. A paulista formou-se em Rádio e TV pela Universidade de São Paulo em 1972, ano em que deu início à sua carreira de fotógrafa. No documentário,Nair apresenta algumas experiências de sua trajetória na documentação dos nordestinos e indígenas do Brasil, além, do seu olhar sobre o feminino. Em um meio dominado por homens, Nair conquistou seu espaço, e inspira muitas mulheres na luta pela igualdade de gênero.