segunda-feira, 16 de novembro de 2020

As fotos vencedoras do concurso “People”, do The Independent Photographer

novembro 16, 2020 | por Camila Camargo

Com trabalhos de diferentes lugares do mundo, a competição celebra a beleza na diversidade humana 

Foto do sul-coreano Marcin Jozefiak foi a primeira colocada

O The Independent Photographer é uma rede que surgiu em 2016 com a ideia de conectar fotógrafos e entusiastas no mundo todo, principalmente, como suporte a artistas independentes. Por meio de concursos e premiações, a rede concede destaque a profissionais que muitas vezes estão em início de carreira, e assim podem apresentar seus trabalhos a júris consagrados. Um dos mais recentes concursos foi o "People", uma busca por imagens que representassem a diversa beleza humana, proveniente dos mais diferentes cantos do mundo. O jurado foi Peter DiCampo, fotógrafo e co-fundador do aclamado projeto "Everyday Africa". A vitória, foi para a foto do sul-coreano Marcin Jozefiak.

Intitulada "Not for everyone" (Não para todo mundo), a imagem é apenas parte do trabalho de Marcin sobre subculturas sul-coreanas que se transformará em livro no começo do ano que vem. Inclusive, já tem agenda para exposição em Milão e Berlin. Em sua avaliação, Peter comentou que a imagem transparece suavidade, mostrando as subculturas coreanas e portanto, a sua diversidade. Uma pessoa que em outro ambiente pode aparentar dureza, é mostrada com vulnerabilidade e humanidade, que com os tons suaves da imagem, os braços cruzados e a cabeça em repouso, contribui para o sucesso e intimidade da fotografia. 

Junto da imagem de Marcin, outras nove fotografias foram finalistas. o segundo lugar ficou para o fotógrafo britânico Mat Hay e o terceiro para outro coreano, Heun Jung Kim. 

O The Independent Photographer ainda premiará esse ano as melhores fotografias em preto e branco. As inscrições vão até 30 de novembro.

"Alice e Sarah no trailer da família", fotografia de Mat Hay, segunda colocada

"Tae Jung e Ha Ru", fotografia de Heun Jung Kim, terceira colocada

"Nwunye"(casamento tradicional), fotografia de Ali Dahiru, finalista

"Pioneiros", fotografia de Eduard Korniyenko, finalista


"Retrato por uma janela na chuva", foto de Kodiak Greenwood, finalista

"Fantasias de inverno", fotografia de Maria Gutu, finalista

"Coleta de plantas aquáticas", fotografia de Shibasish Saha, finalista

"Retrato da minha mãe", fotografia de Sirli Raitma, finalista

"Pimenta ouro-vermelho da Sérvia", fotografia de Vladimir Zivojinovic, finalista