quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Curso: O Nu Feminino na Fotografia e nas Artes Plásticas

fevereiro 24, 2021 | por Resumo Fotográfico


Autorretrato de Viktória Kollerová, 2014 (fotografia gentilmente cedida pela artista)

No dia 22 de março, daremos inicio ao curso “O Nu Feminino na Fotografia e nas Artes Plásticas”, com a fotógrafa e professora Adriana Vianna. As aulas serão realizadas ao longo de duas semanas, em seis encontros de duas horas, ministradas de forma online através da plataforma de videoconferências Zoom, com gravação disponível para consultas por até 15 dias após o curso. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

Sobre o curso

O nu artístico sempre foi tema controverso, sobretudo da figura feminina, que os artistas tomavam como desafio. Entre mudanças culturais, técnicas e estéticas, a pintura passou à fotografia um legado de debates sobre o corpo que ainda hoje pertence às interpretações sociais.

Nesse curso faremos uma imersão na fotografia de nu como uma força poderosa de libertação, pois o corpo desnudo desperta discussões apaixonadas sobre o sagrado, o pecado, o gênero, a sexualidade, a ciência, a identidade cultural e questionamentos quanto aos padrões da beleza.

Habitamos um corpo poético, político e com memórias. O surgimento dos debates feministas revelou também um corpo com o status de Manifesto. Dentro desse contexto, vamos destacar obras femininas que revelam a libertação dos padrões de figuração do nu, como resistência.

Programa

Aula I (22/03) - O nu artístico idealizado, entre as artes plásticas e a fotografia. A construção de significados na relação entre o apreciador e a obra. 

Aula II (24/03) - A estética do nu na fotografia experimental, surreal, expansiva, hibrida, documental, feminista. Desconstruções, construções, transformações, política.

Aula III (26/03) - Nu erotizado, sensual, pornográfico. Imagens do masculino, do feminino, do  híbrido, do exótico, do erótico. Eros e Thanatos em (des)limites sensuais entre paixão e desejo.

Aula IV (29/03) - Fotografia de nu feminino na natureza. Erotismo e empoderamento orgânico, resiliência, comunhão, resistência. Processos de criação. 

Aula V (31/03) - O nu feminino na fotografia de autorretratos. Percepções na autorrepresentação, reconhecimento de si, autoconsciência. Identidade, autobiografia e documentação. Processos de criação. 

Aula VI (02/04) - Espaço livre para apresentação de trabalhos dos participantes do curso para momentos de leitura e filosofia da imagem, crítica e autocrítica, orientação e mentoria. Com a participação de Cid Costa Neto, editor do Resumo Fotográfico.

Sobre a professora

Adriana Vianna é formada com Licenciatura Plena em Artes Visuais e Especialização em Filosofia e Arte pela PUC-Rio, foi produtora de exposições de arte contemporânea na Galeria Paulo Fernandes. Trabalha com artes plásticas e fotografia, desenvolvendo seus projetos autorais por meio dos quais adquire experiência com processos artísticos. Em 2020, participou de exposições com trabalhos fotográficos que contornam a poética do tempo e do efêmero. Escreve diariamente sobre nu artístico no projeto DriDrinkMe e regularmente no Resumo Fotográfico, onde expõe seu interesse por filosofia da imagem, curadoria e crítica na fotografia.

Para ler seus artigos, acesse: www.resumofotografico.com/adriana-vianna.

SERVIÇO:
Curso “O Nu Feminino na Fotografia e nas Artes Plásticas”, com Adriana Vianna
Data: de 22 de março a 2 de abril de 2021
Horário: segundas, quartas e sextas, de 19h às 21h
Inscrições: Sympla (R$ 100, com desconto de 15% para inscrições antecipadas até 6 de março)
Local: online, através da plataforma Zoom (o link será enviado após a inscrição)
Informações: contato@resumofotografico.com