segunda-feira, 8 de março de 2021

8 filmes sobre mulheres na fotografia

março 08, 2021 | por Resumo Fotográfico


Cena do filme "Mil Vezes Boa Noite", de 2013

Desde o surgimento da fotografia, as mulheres tiveram que conquistar seu espaço em meio a uma profissão predominantemente masculina. Por muitas vezes, essa situação serviu de tema para a produção cinematográfica. Neste artigo, apresentamos uma lista com oito filmes (biográficos, documentários e ficções) sobre fotógrafas que mostram um pouco dessa relação das mulheres com a fotografia em diferentes segmentos.

Biográficos

Double Exposure: The Story of Margaret Bourke-White (1989) - Nascida em 1904, Margaret Bourke-White foi a primeira fotógrafa estrangeira a registrar o plano quinquenal soviético e a primeira fotojornalista da América. Ela forneceu a imagem da capa para a primeira edição da revista Life. Farrah Fawcett interpreta Bourke-White nessa cinebiografia bem-ritmada, que entrelaça a história de sua carreira e o relacionamento conturbado com seu segundo marido.

A Pele - Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus (2006): A fotógrafa americana Diane Arbus era conhecida principalmente por seu trabalho documentando grupos marginalizados como anões, gigantes, transgêneros, nudistas e artistas de circo. Com a atriz Nicole Kidman no papel principal, esse drama é divertido e emocionante, porém, não deve ser tratado como fato: a história é essencialmente fictícia e não recebeu autorização para ser produzida.

Momentos Eternos de Maria Larssons - Maria Larssons eviga ögonblick (2008): Drama sueco baseado na história real de Maria Larsson, uma mulher de classe trabalhadora e sem educação que, em 1911, ganhou uma câmera em uma loteria e se tornou uma fotógrafa profissional. Narrado por sua filha, é um conto clássico de triunfo sobre a adversidade e perseguindo obstinadamente o que você ama.

Documentários

Annie Leibovitz: A vida através das lentes - Annie Leibowitz: Life Through a Lens (2008): Nascida em Conneticut em 1949, Anna-Lou 'Annie' Leibovitz é possivelmente a fotógrafa mais famosa do mundo. Esse documentário, dirigido por sua irmã Barbara Leibovitz, traça as influências que a moldaram, desde a infância até sua transição da revista Rolling Stone para a Vanity Fair, até relacionamentos pessoais posteriores incluindo a maternidade.

Guest of Cindy Sherman (2009): Nascida em 1954, a fotógrafa norte-americana Cindy Sherman é mais conhecida por seu trabalho de subverter os estereótipos das mulheres na mídia. Em vez de um filme biográfico direto, o filme enfoca a relação malfadada entre Sherman e Paul HO, uma estrela da TV a cabo. Se você está procurando um antídoto para documentários excessivamente sentimentalizados ou simplificados, e quer ver algo um pouco mais realista e complexo.

A Fotografia Oculta de Vivian Maier - Finding Vivian Maier (2013): Poucas pessoas viram a fotografia de rua de Vivian Maier enquanto ela estava via. Mais de 100 mil imagens da babá de Nova York foram descobertas após a sua morte, e ela é agora considerada uma das maiores fotógrafas do século XX. Esse documentário indicado ao Oscar conta a história fascinante desta descoberta post-mortem e apresenta fotografias e filmes nunca antes vistos.

Ficção

One Hundredth of a Second (2006): Filme curta-metragem que retrata o dilema de Kate (Emma Cleasby), uma fotógrafa de guerra diante de uma situação onde uma pessoa se encontra em perigo mortal diante de sua câmera.

Mil Vezes Boa Noite - Tusen ganger god natt (2013): Nesse filme escrito e dirigido por Erik Poppe, a atriz francesa Juliette Binoche interpreta Rebecca, uma consagrada fotógrafa de guerra que se vê obrigada a escolher entre a profissão e sua família, que não suporta mais vê-la arriscando a vida pelo trabalho.