segunda-feira, 14 de junho de 2021

Semana da Fotografia Autoral

junho 14, 2021 | por Resumo Fotográfico



Entre os dias 26 e 31 de julho, em celebração ao seu 11º aniversário, o Resumo Fotográfico realizará a Semana da Fotografia Autoral, evento online que vai reunir artistas da fotografia em uma programação com seminário, leituras de portfólio, oficinas e exposição. As inscrições devem ser feitas através do Sympla.

Seminário

O seminário contará com 6 palestras sobre diferentes temas dentro da fotografia autoral:
  • Dia 26 - Fotografia autoral e dialética entre linguagens, com Adriana Vianna
    Vamos demonstrar como o pensamento moderno que se instaurou entre quem "faz imagem" e quem "tira imagem" influenciou os contornos contemporâneos do que é ser autor, ser autoral, obra artística, e o que fazer depois que se tem uma obra.
  • Dia 27 - Autorretrato e potências poéticas, com Jacqueline Hoofendy
    Nesta palestra, Jacqueline Hoofendy discorre sobre seus processos de criação abordando algumas de suas séries do ponto de vista dos conceitos que as fundamentam: autorretrato e potencias poéticas.
  • Dia 28 - Fotografia Híbrida, com Lilian Barbon
    Um mergulho reflexivo sobre a fotografia como linguagem e ferramenta de expressão artística, na busca de entender as diversas possibilidades de construções e hibridismos que uma imagem pode apresentar. A ideia de interferir e ressignificar imagens fotográficas apresenta-se como uma prática constante no trabalho da artista que busca, através de processos manuais, mesclar as imagens com diferentes elementos.
  • Dia 29 - Fotografia de Rua, com Gabriel Lordêllo e Tadeu Bianconi
    Vamos conversar um pouco sobre o que é a fotografia de rua, sua história, algumas referências, dos mestres aos mais contemporâneos, e como é a nossa experiência com esse estilo de fotografia que reflete muito em nossos trabalhos autorais. Na palestra também iremos abordar dicas práticas de como começar nesse tipo de fotografia: abordagem, temas o “flaneur” entre outros assuntos.
  • Dia 30 - Fotografia Experimental, com Sérgio Sakakibara
    Serão abordados os processos históricos/alternativos de fotografia, construção de câmeras artesanais, e seu uso como expressão e no ensino da fotografia.
  • Dia 31 - O livro de fotografia como suporte e construção narrativa, com Henry Milleo
    Mesmo em tempos de redes sociais, o livro de fotografia ainda é o suporte para publicação em que o fotógrafo tem mais liberdade para verdadeiramente mostrar o seu trabalho, seja ele um pequeno projeto, uma parte de um projeto ou um conjunto maior da sua obra fotográfica. É um suporte que foge do efêmero digital e permite a permanência da obra por muito mais tempo no cenário fotográfico.

Leitura de Portfólio

Após cada palestra serão realizadas leituras de 4 portfólios, selecionados através de inscrições direcionadas aos palestrantes. Cada participante do seminário poderá enviar um portfólio para o palestrante de sua escolha, através de formulário online, entre 18 de junho e 18 de julho. Os melhores trabalhos selecionados farão parte de uma exposição online.

Oficinas

O evento contará com duas oficinas: “Retratos e Autorretratos Conceituais com Objetos Afetivos”, ministrada por Adriana Vianna, e “Cianotipia em Papel: Entre a imagem e o azul”, que será ministrada por Melissa Rahal. As inscrições terão início nesta terça-feira, 15 de junho.

Para mais informações, acesse: bit.ly/semana-da-fotografia-autoral