terça-feira, 27 de julho de 2021

A borboleta enclausurada de Guilherme Bergamini

julho 27, 2021 | por Resumo Fotográfico

Na série intitulada “Butterfly”, o fotógrafo mineiro Guilherme Bergamini retratou sua filha Manu, de apenas cinco anos, obrigada a ficar em casa durante o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19.
“Minha filha Malu de cinco anos não tem aulas há mais de 370 dias. São apenas 40 alunos em sua escola e apenas 10 estavam pagando as mensalidades regularmente. O isolamento social gerou muito desemprego, além de o Brasil está passando por uma crise generalizada das instituições. Uma tragédia política e social. Ontem recebi uma mensagem da sua escola: fechou suas portas! Ainda não tive coragem de contar à Malu que sua escola não existe mais.”






Sobre o fotógrafo

Mineiro de Belo Horizonte, é com a fotografia que Guilherme Bergamini expressa suas vivências pessoais e visão de mundo. Entusiasta e curioso pelas novas possibilidades contemporâneas que a técnica permite, o artista visual tem a fotografia como meio de crítica política e social. Premiado em concursos nacional e internacional, participou de festivais e exposições coletivas em diversos países do mundo, além de ter suas fotografias publicadas em diferentes veículos de comunicação brasileiros e estrangeiros.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Guilherme Bergamini, acesse: guilhermebergamini.com