sexta-feira, 2 de julho de 2021

Projeto incentiva trocas artísticas entre fotógrafas em Pernambuco

julho 02, 2021 | por Resumo Fotográfico

Obras são apresentadas em um e-book e vídeo com audiodescrição


"Voos" de Eugênia Bezerra

O projeto Correspondências reuniu 19 fotógrafas que moram em cidades das 4 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco para uma troca de fotografias e experiências que ocorreu de janeiro a junho de 2021. Os resultados desse encontro podem ser conferidos pelo público em um e-book e um vídeo com audiodescrição.

Idealizado pela jornalista, pesquisadora e fotógrafa Eugênia Bezerra, o Correspondências foi realizado com incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital de Criação, Fruição e Difusão LAB PE, lançado pela Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco.

A realização do projeto começou com uma pesquisa sobre fotógrafas que moram em cidades do Agreste, da Zona da Mata, da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Sertão. As mulheres que aceitaram o convite não apenas moram em cidades diferentes, como desenvolvem seus trabalhos com temáticas, estéticas e técnicas diversas. Elas também estão em fases distintas da carreira, atuando em áreas como o fotojornalismo, a fotografia social, a pesquisa e a impressão. Fazem parte do grupo desde mulheres que estão iniciando o caminho na fotografia, até as que possuem anos de experiência, com trabalhos publicados, expostos e premiados.

O grupo é formado por Priscilla Buhr (Recife), Tayná Nunes (São Paulo/Goiana), Géssica Amorim (Sítio dos Nunes), Piera (Recife), Andrezza Tavares (Garanhuns), Ythalla Maraysa (Caruaru), Karla Fagundes (Recife), Aline Sales (Camaragibe), Eugênia Bezerra (Recife), Ana Lira (Caruaru/Recife), Rúbia Batista (Tracunhaém), Lizandra Martins (Petrolina), Gabriela Monteiro (Olinda/Nazaré da Mata), Thaís Lima (Olinda), Ana Araújo (Tacaratu/Recife), Paola Dasilva (Belém/Recife), Marina Soares (Gravatá/Olinda), Jady Raiane (Recife) e Maria Duda (Recife).

Levando essa diversidade de trajetórias em consideração, cada fotógrafa ficou livre para criar de acordo com seus interesses artísticos e com o que gostaria de oferecer para a participante seguinte. Entre as obras há retratos, autorretratos, imagens com intervenções, cianotipia (uma técnica artesanal de impressão), colagens, fotos apresentadas junto com textos, entre outras possibilidades.

Com um sorteio, foi definido para qual participante cada fotógrafa deveria enviar sua obra. Essa é a mesma ordem na qual as imagens são apresentadas no livro e no vídeo. Eles foram elaborados com design de Renata Cadena, edição de vídeo por Maria Duda, audiodescrição elaborada pela Com Acessibilidade Comunicacional (Liliana Tavares, Silvia Albuquerque, Michelle Alheiros e Leo Alfinete) e revisão ortográfica de Rita Kramer.