sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Editoras brasileiras de fotolivros para amar e prestigiar

setembro 10, 2021 | por Adriana Vianna

O consumo digital de fotografias que hoje predomina no mundo moderno não deve substituir a apreciação da fotografia impressa. Ver as gravuras originais em exposições deve ser insubstituível e a materialidade do livro fornece uma experiência totalmente distinta da experiência virtual.

Há um ano falávamos aqui de bons motivos para colecionar livros de fotografias. Hoje trazemos uma lista para os amantes de livros de fotografias, elaborada no Grupo de Estudos Imago, com editoras criativas e competentes que fomentam o mercado dos livros de fotografias como objetos que materializam sonhos e projetos fotográficos em distintas narrativas.

“Orações de Conceição”, Daniella Rosário - Editora Origem

Editora Origem

A Editora Origem foi criada em 2001/SP por Valdemir Cunha, formado em Jornalismo e especialista em Fotografia de Cultura, Povo e Geografia Brasileira. A partir de 2017 passou a publicar fotolivros com novos autores do documental ao autoral, das grandes às pequenas tiragens. O acervo atual já conta com mais de 300 títulos publicados com seu próprio selo e também com o selo de outras editoras brasileiras.

Diferencial: Além de promover expedições fotográficas, a editora leva todos os livros para os principais eventos e festivais de fotografia que acontecem de norte a sul no país, e articulam vendas antecipadas por meio de campanhas.

Editora Estrondo

A Editora Estrondo nasceu em 2018/DF sob a coordenação da Fotógrafa e Cientista Social Michelle Bastos, com design de Diana Botelho e sob a curadoria de Ana Lira, Cinara Barbora e Elza Lima, a editora se dedica a publicar livros de mulheres. Nas palavras da curadora Cinara Barbosa: “A Editora Estrondo é um marco na produção de artes visuais ao possibilitar a produção de narrativas contemporâneas no suporte de fotolivro e livro de artista. Pensar estas narrativas imagéticas e a linguagem escrita para este formato por meio também da reflexão sobre o tema arte e gênero é um desafio para todos aqueles que acreditam na experimentação e na coragem como estratégia deflagradora desses processos”.

Diferencial: A editora Estrondo é a primeira editora brasileira de fotolivros e livro de artista dedicada a publicar mulheres.

“Ariar”, Amanda Carneiro - Editora Estrondo

A Banca Vermelha

A Banca Vermelha foi criada em 2020/SP pela vontade urgente de Carolina Rolim e Mayara Maluceli, artistas visuais e educadoras pelo +UM Coletivo para dar visibilidade e abrir caminhos para o protagonismo de todas as mulheres nascidas ou tornadas no mundo editorial. Portanto, é um espaço híbrido, interdisciplinar, de múltiplas linguagens, para que mulheres possam apresentar e conduzir suas narrativas por meio de publicações independentes.

Diferencial: A Banca Vermelha expõe fotolivros, livros de artistas, livros, não-livros, livros de poesia, prints, HQ, revistas, zines.

+UM Coletivo - A Banca Vermelha

Selo Turvo

A Selo Turvo nasceu em 2020/SP com o trabalho coletivo de Alix Breda, João Pedro Lima e Vitor Casemiro, que estão em busca de publicações independentes, experimentais que nasceram das imagens de seus sonhos. Em um cenário de manifestações sociais, a cultura punk resiste através da produção do “faça você mesmo”, da música como protesto, a busca de uma imagem que fala por si só, mesmo que imperfeita. A memória das greves trabalhistas está presente em todas as saídas de fábrica. A mensagem é levada, mesmo que poucos ouçam.

Diferencial: O Selo Turvo traz ênfase aos projetos experimentais.

“Derradeiro", João Pedro Lima - Selo Turvo

Artisan Raw Books

A editora Artisan Raw Books foi criada em 2021/PR pelo fotógrafo Henry Milleo. Ela é uma micro editora de livros de fotografia com edições limitadas. Na Artisan há espaço para iniciativas grandes ou pequenas de diferentes temáticas.  

Diferencial: Artisan Raw Books faz um trabalho de consultoria estritamente personalizado, como foi o projeto de Silmara Luz.

“Natureza Minha", Silmara Luz - Artisan Raw Books 

Fotô Editorial

A Fotô Editoral foi criada em 2016/SP pelo curador e jornalista Eder Chiodetto, a pesquisadora Fabiana Bruno e a artista visual e empresária Elaine Pessoa. A Editora surge como um desdobramento natural das linhas de trabalho desenvolvidas no âmbito dos Grupos de Estudos e Criação em Fotografia do Ateliê Fotô, fundado por Chiodetto em 2011. Além da edição de livros personalizados dirigidos para artistas e documentaristas, a editora possui duas coleções: uma específica para ensaios fotográficos e outra dedicada a textos inéditos de autores de estudos contemporâneos sobre o universo da imagem.

Diferencial: Produção de livros de fotografia autoral e de reflexão acerca do estatuto da imagem contemporânea.

“Veredas Mágicas", Norma Vieira - Fotô Editorial

Lovely House

A Lovely House é uma editora e casa de livros fundada em 2018/SP pelo casal Luciana Molisani e José Fujocka. Com o coração pulsando pelos criativos, a Editora concentra seus esforços em pesquisar e divulgar trabalhos editoriais sobre arte, fotografia e design, abrindo grande espaço para os títulos e autores independentes em sua curadoria.

Diferencial: A Editora Lovely House prioriza a qualidade conceitual, editorial e gráfica, tendo como protagonistas obras contemporâneas.

“Com Toda La Muerte Al Aire”, Maria Eugenia Cerutti - Editora SED Editorial / Lovely House

Editora Madalena

A Editora Madalena foi criada em 2013/SP com a vocação de experimentar e apoiar a produção contemporânea de foto livros em especial brasileiros e latino-americanos. Seus projetos buscam trabalhar a edição de maneira criativa no conteúdo e na forma, em pesquisa constante sobre linguagens e narrativas visuais, ao mesmo tempo em que abrem espaço para pensar possibilidades gráficas que aproximem o conteúdo ao livro como objeto.

Diferencial: A editora procura manter um diálogo internacional.
 
“José Yalenti”, José Yalenti e Rubens Fernandes Jr - Editora Madalena 

Editora Tona

A editora Tona foi criada recentemente, em 2020/MG, pelo fotógrafo Pedro Castro que inaugurou com a publicação do livro “15:30” da fotógrafa mineira Isis Medeiros

“O processo curatorial da Tona é uma tentativa de fazer emergir o que existe de relevante dentro de um mar de informações e imagens online. Dar importância. A editora pretende ser uma ferramenta para que tais trabalhos sejam vistos e debatidos fora da esfera virtual e de uma maneira menos efêmera e instantânea. Trazer fotógrafos que modifiquem nossos olhares, trazer trabalhos que amplifiquem nossa interpretação. Publicações para debater o mundo.”

Diferencial: A Editora está muito interessada em novos nomes e fotógrafes em início de carreira. 

“15:30”, Isis Medeiros - Editora Tona 

Rios•Greco

A Rios•Greco é resultado de experiências profissionais de Marcelo Greco e Helena Rios. Como artistas, utilizamos a fotografia como ferramenta de expressão e enxergamos o livro como importante suporte desta manifestação. A empresa oferece ateliê de fotografia, ensino, desenvolvimento de projetos, exposições e publicações.

Diferencial: “A Barca”, uma publicação colaborativa e coletiva dos fotógrafos que fazem parte do grupo de estudos orientado por Marcelo Greco.
“Anomia”, Leo Tummonis - Rios Greco

Ipsis e Ipsis PRO

Criada em 1946/SP, com mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, a gráfica e editora Ipsis lançou em 2018 a plataforma Ipsis PRO para atender aos projetos dos fotógrafos de eventos: casamentos, aniversários, festas sociais, religiosas e corporativas.

Diferencial: Na Ipsis Pro tem Impressão por demanda. No site há opção de simular a formatação do livro e tem promessa de produção rápida (em até 8 dias úteis).

“Brasileiros”, Araquém Alcântara - Ipsis

BDLF Base de Dados de Livros de Fotografia

Para os amantes de livros de fotografia, indicamos também a Base de Dados de Livros de Fotografia - uma biblioteca digital que está reunindo livros de época, natureza, segmento, narrativa. Simplesmente genial, com um menu interativo.