terça-feira, 12 de outubro de 2021

“Devaneios” de Angelo Arantes

outubro 12, 2021 | por Resumo Fotográfico

Em “Devaneios”, o fotógrafo Angelo Arantes utiliza a câmera do smartphone para transformar a contemplação do cotidiano em um mundo utópico.
“A velocidade dos acontecimentos, que nos é apresentada, na contemporaneidade, bem como a nova forma de vida virtual, que passamos a experimentar, talvez tenha nos tirado a capacidade sensorial de observar o ambiente. O meu estranhamento vem do que passou a ser 'lucidez', na aceitação da nova realidade que, a meu ver, firma-se justamente no esquecimento do mundo orgânico. Com a proposta de contrapor e equilibrar essa condição na minha vivência, por meio de pausas, em determinados momentos do dia, voltadas para a contemplação, tento criar o que seria um mundo utópico no atual contexto, desenvolvendo, a partir dessa ótica, a série 'Devaneios'. Para exteriorizar e gravar este estado de contemplação, transformando-o em fotografia e vídeo, uso como ferramenta de trabalho o filtro de um ampliador fotográfico, acoplado à lente do celular. A intenção, de aplicar este filtro, é criar uma fotografia monocromática, reduzindo, assim, a quantidade de informação. A impressão que tenho, do meu cotidiano, acerca da vida virtual, é de um mundo carregado de informações visuais, onde a escassez do tempo, necessária para absorção dessas informações, acaba me levando a uma sensação de um tempo acelerado e com pouca oportunidade de contemplação. Ao transformar a imagem em monocromática, com a aplicação do filtro, diminuindo a quantidade de informação, conecto-me a um estado contemplativo, imersivo e, talvez, utópico, para os padrões atuais, surgindo aí, a escolha do nome 'Devaneios'.”











Sobre o fotógrafo

Natural de Belo Horizonte, Angelo Arantes desenvolve investigação na área das artes visuais, com ênfase em fotografia experimental. Suas narrativas são construídas a partir de suas próprias experiências de vida. Utiliza como ferramenta de trabalho câmeras analógicas, com filmes de grande e médio formato, e, em seu último trabalho, acrescentou o uso do celular. Faz experiências com vários tipos de negativos e materiais fotossensíveis, incluindo filme de raio-X (filme radiográfico), posteriormente, manipulando-os no quarto escuro, mesclando essas possibilidades com os processos digitais.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Angelo Arantes, acesse seu portfólio online.